plantas-ornamentais-sombra

15 plantas ornamentais que adoram sombra e são fáceis de manter bonitas

Para quem adora desfrutar do frescor e verde das plantas, mas não tem muito tempo para cuidá-las, existem diversas espécies de plantas ornamentais que se adaptam bem dentro de casa, no jardim de inverno, na varanda ou em pequenos jardins aonde os raios do sol não chegam.

Veja NESTE ARTIGO o enorme potencial do seu jardim de inverno, muitas vezes mal aproveitado.

NESTE ARTIGO, descubra como transformar seu jardim pequeno no cantinho mais disputado da sua casa!

Um dos benefícios é que não é necessário molhá-las diariamente, já que elas não tem contato direto com o sol. E os cuidados incluem a limpeza das folhas largas e grossas características dessas espécies e adubo adequado do solo, com compostos orgânicos,  a cada quatro meses.

Veja abaixo 15 espécies que adoram sombra e exigem pouca atenção:

 

Cheflera

 

plantas-ornamentais-chefleraÉ uma planta rústica e perfeita para quem detesta frescuras. Ela pode ser plantada em vasos isolados ou em grupos. Além disso, essa espécie pode ser cultivada tanto em jardins tropicais como em modernos, e não sofre sem o sol.

Quando chega a primavera, a Cheflera reproduz várias florzinhas amareladas compostas por frutos ornamentais.

 

Chifre de veado

 

plantas-ornamentais-chifre-de-veadoÉ uma planta que precisa de substratos para epífitas e deve ser plantada à meia-sombra ou sombra com muita umidade. Ela ainda pode ser cultivada isoladamente ou com outras epífitas, em muros ou árvores e de preferência na vertical.

 

 

 

Antúrio

 

plantas-ornamentais-anturioÉ uma planta bastante tradicional que deve ser plantada sempre à sombra ou no máximo a meia-sombra. Essa espécie só exige cuidados como regas frequentes e adubação adequada.

 

 

 

Costela de Adão

 

plantas-ornamentais-costela-de-adaoEssa planta deve ser cultivada á sombra com substrato rico em matéria orgânica e precisa ser regada regularmente. Pode ser plantada isoladamente ou com outras espécies. Além da beleza, essa planta produz frutos comestíveis que são deliciosos.

 

 

Beijo pintado

 

plantas-ornamentais-beijo-pintadoÉ uma planta que pode ser cultivada em pleno sol, ou a meia-sombra ou ainda na sombra. Para isso é necessário que esteja em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica, além de regas frequentes.
Não tolera ventos, períodos de seca (cuidado se você costuma viajar) ou de calor muito intenso.

 

 

Renda portuguesa

 

plantas-ornamentais-renda-portuguesaEla pode ser cultivada em vasos ou jardineiras com substrato rico em matéria orgânica à meia-sombra e sendo regada frequentemente. Essa espécie aprecia calor e alta umidade e não pode ser cultivada com sol direto ou frio intenso.

 

 

Orquídea

 

plantas-ornamentais-orquideaÉ uma das espécies mais belas que existem e se destacam pela singularidade e delicadeza. Ela exige alguns cuidados, como ser plantadas em vasos de barro ao invés de plástico, ser regada de forma equilibrada, nem em demasia e nem com escassez e também estar acomodada em lugares protegidos da luz direta do sol.

Veja neste artigo como cuidar de orquídeas em vasos.

 

 

 

Zamioculca

 

plantas-ornamentais-zamioculcaÉ uma planta com crescimento lento que pode ser cultivada em locais com pouca ou muita luminosidade, a única precaução é evitar o contato direto com o sol, pois o calor pode provocar queimaduras nas folhas.

Além disso, a Zamioculca tem sido bastante utilizada em ambientes internos, sendo ideal para decorações.

 

 

Tilândsia

 

plantas-ornamentais-tilandsiaPara cultivar essa planta é necessário respeitar, acima de tudo, sua origem natural e tentar reproduzir com fidelidade seu hábitat.
A Tilândsia precisa de cuidados com a luminosidade em excesso, já que elas preferem locais mais sombreados. Não se esqueça que essa é uma espécie que precisa ser regada com frequência.

 

 

Espada-de-São-Jorge

 

plantas-ornamentais-espada-de-sao-jorgeÉ uma planta que carrega fortes crenças populares, como a de que ao ser colocada na porta de entrada protege a casa da inveja e do mau-olhado, e ainda de que atrai prosperidade.

Aém das crenças, essa é uma planta muito fácil de ser cultivada, já que ela pode estar em lugares com sombra, meia-sombra ou em pleno sol.

 

Lírio-da-paz

 

plantas-ornamentais-lirio-da-pazÉ uma das plantas mais encontradas em projetos de decoração, devido a sua beleza e delicadeza e a prática do feng shui, que a caracteriza como o símbolo de união e harmonia.

O verão é sua estação preferida, quando ela mais cresce e floresce. O Lírio-da-paz prefere estar em local quente e úmido. Cuidado com o sol em excesso, já que o contato direto pode queimar suas folhas.

 

Pacová

 

plantas-ornamentais-pacovaÉ a famosa planta conhecida como babosa-de-pau ou babosa-de-árvore. Ela possui longas folhas verde-escuras que podem alcançar 1m de altura. Se você tem ar-condicionado em casa, essa é a planta ideal, pois ela suporta ambientes refrigerados e não requer adubação frequente.

 

 

Maranta

 

plantas-ornamentais-marantaÉ uma espécie belíssima composta por diversos tons de verde que vão desde do claro ao mais fechado que remetem a uma espinha de peixe.

Essa é uma planta muito versátil, já que pode ser utilizada na decoração de interiores e na forração junto a muros. Além dessa característica, a Maranta exige poucos cuidados, como ser enriquecida com matéria orgânica e plantada em clima quente e úmido.

 

Dracena pau-d’água

 

plantas-ornamentais-dracenaA Dracena possui folhas longas e brilhantes com listras amarelas. Embora não seja uma típica planta ornamental, seu perfume é bastante apreciado.

Os cuidados com o cultivo não são exagerados, ela resiste a pouca luminosidade.

 

 

Lírio-do-Amazonas

 

plantas-ornamentais-lirio-do-amazonasEssa espécie também é conhecida por estrela-d’alva, estrela-da-anunciação ou estrela-de-belém, devido ao seu formato que remete a uma estrela. Geralmente ela floresce apenas três vezes ao ano, mas pode ser estimulada com adubação orgânica adequada e farinha de osso.

 

 

Uma espécie mais linda que a outra, não é? Com tantas opções fica até difícil escolher quais combinar em seu jardim sombreado. O importante é ter em mente o tempo que você pretende disponibilizar para o cuidado das plantas e o espaço disponível na sua casa. Ponderado isso, é arregaçar as mangas, pôr as mãos na terra e desfrutar do aconchego do seu jardim, mesmo sem sol!

 

Para aprender mais:

decoracao-interiores  Curso de Decoração de Interiores (online)

 

 

 

iluminacao-paisagismo  Curso Iluminação de Paisagismo (online)

 

 

 

 

 

You Might Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>