Adesivos de parede: como usar

Às vezes parece impossível, mas dá para mudar a cara daquela parede que você está achando sem graça demais com quase nenhuma mão de obra e zero de sujeira. O segredo para isso? Os adesivos de parede!

No final da obra é comum o orçamento ficar estrangulado e a gente ter que abrir mão de algum acabamento mais bacana. No caso do papel de parede, ele é um recurso que pode ser adiado sem maiores impactos, porque sua aplicação é bem tranqüila mesmo você já morando na casa, e também porque enquanto espera o bolso se recuperar, os adesivos de parede atribuem muito bem o charme que você queria dar ao seu ambiente.

Os adesivos são intervenções que mudam a cara do ambiente inteiro, podem simular padronagens nas paredes brancas ou cabeceiras, molduras e paisagens.

 

Crianças

 

Esse tipo de personalização de ambientes é ótimo para quartos infantis, já que com o tempo as preferências das crianças vão mudando e não dá para reformar o quarto toda a vez que os pequenos enjoarem de algum tema.

As crianças podem até ajudar a colocar o adesivo, assim elas podem valorizar mais a decoração e isso evita que elas eventualmente se aventurem a retirar a adesivagem.

 

Liberdade de composições

 

As imagens no adesivo podem vir inteiras ou com o desenho separado em peças como se o todo tivesse sido desmembrado para você montar a sua própria composição.

Essa configuração é ideal se você não dispõe de uma parede inteiramente livre porque pode bolar a figura mesmo tendo uma janela, espelho ou prateleiras no meio. Cuide só para que a figura final faça sentido e que uma parte se una com a outra de forma natural, para dar a ilusão correta da figura completa.

adesivo-arvore

 

Onde aplicar?

 

Os adesivos são muito versáteis também! Se você tem receio de colocar na parede da casa nova com medo de estragar, pode utilizá-los em outras superfícies e ainda assim incrementar o novo ambiente.

Explore seu ambiente! Portas, vidros, espelhos e louças do lavabo e azulejos são superfícies que aceitam bem os adesivos e ajudam a tirar o ar basicão da sua nova casa. Na cozinha, não esqueça da geladeira!

Evite paredes irregulares e com superfície porosa. Faça a pintura base de preferência em tinta acrílica brilhante. Se um dia você quiser retirar o adesivo, esses cuidados evitam que o adesivo deixe resíduos de cola ou estrague a parede.

 

Efeitos

 

Eles podem esconder imperfeições que você tenha notado em alguma parede. Marcas de pregos, pequenas trincas e manchas podem sumir se você colar o adesivo por cima.

Outra ideia é substituir o uso de quadros decorativos pelo adesivo. Com ele não precisa ter medo de “estragar” a parede. Você também pode aplicar em paredes muito estreitas, que com quadros ficariam “estranguladas”,  ou muito amplas, que pedem muitos quadros para compor uma estética mais moderna.

Mas cuidado para não poluir o ambiente com informações demais! Se ele tiver outra parede com detalhes ou o espaço for pequeno, evite colocar um adesivo com uma imagem muito grande ou chamativa.

Além disso, em ambientes pequenos todo cuidado é pouco. Escolha imagens que possam ser bem desfrutadas de perto. Algumas composições podem dar impressão de distorção ao serem olhadas de muito perto.

Evite também colocar adesivos muito grandes em banheiros porque a umidade e o vapor quente do chuveiro podem danificar parte deles, principalmente as bordas.

adesivo-ladrilho

 

Cuidados

 

Limpe a sua parede adesivada só com pano úmido, nada de abrasivos, solventes ou álcool. Evite também exposição intensa ao sol.

Essas medidas já garantem uma boa vida útil aos adesivos. Fácil, não é?

 

Como escolher o tipo de adesivo de parede

 

O que vai dar mais a sua cara na casa nova! O que condiz melhor com o ambiente, com o tom que você quer dar a ele e com seu jeito de morar. Você pode até mandar fazer um personalizado!

O importante é aplica-lo de forma que se integre com a parede, assim fica um ar mais sofisticado. A parede é colorida? Aposte em um adesivo branco ou na cor complementar para realçar sem ficar chamativo demais.

 

Não é a toa que os adesivos de parede são a febre do momento: baratos, versáteis e fáceis de aplicar, eles são para todos. E agora com essas dicas e a sua criatividade, é só colocar a mão na massa para tornar sua casa nova ainda mais bonita e moderna!

 

veja também:

adesivos-parede-ladrilhoEscolha aqui seu adesivo: veja alguns modelos de adesivos e seus preços e mãos à obra!

 

 

adesivo-decorativo-exemploNeste blog tem mais algumas ambientações para você ver como exemplos e se inspirar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *