Baguá: a bússola do Feng Shui

O baguá é a ferramenta básica do Feng Shui para equilibrar as energias da casa. Veja como é usado e observe sua decoração com outros olhos.

Ele é um guia para projetar, decorar e organizar espaços, buscando equilibrar suas energias e assim promover o equilíbrio energético também de todos que nele estão.

 

Configuração

 

É um diagrama em forma de octágono com o símbolo yin e yang no centro. Diz a lenda que o imperador chinês Fu Hsi teria visto esse diagrama no casco de uma tartaruga e interpretado como uma forma de explicar todos os aspectos da vida.

Ele é divido em 8 partes, cada uma chamada guá. Cada guá está relacionado com um aspecto da vida e é regido por uma cor e um elemento.

 

Posicionamento

 

Coloque-o (ou apenas imagine-o) sobre a planta da casa com o guá da carreira profissional, que é na cor preta, em direção à parede que contém a porta principal de entrada, como neste exemplo.

bagua sobre planta

Feito isso, é preciso centralizar o baguá no meio da planta para a casa ficar “dividida” seguindo a direção dos 8 guás que estão indicados nele.

Se você mora em um apartamento e quer aplicar o feng shui, o procedimento é o mesmo. Já se mora em uma casa com dois ou mais andares, deve posicionar o baguá em cada andar.

Basta orientar a parte inferior do baguá (o guá da cor preta) no sentido que a escada dá acesso ao andar. O local onde a escada termina é como a porta de entrada para o andar, por isso essa é a referência a ser tomada.

Em casos de haver mais de uma porta de entrada e elas estarem em extremos diferentes, oriente-se pela porta de entrada mais utilizada que é o principal fluxo de entrada das pessoas na sua casa.

 

Aplicação

 

Para harmonizar as energias do seu lar, cada uma dessas divisões da casa deve receber uma decoração com cores e elementos que são orientados pelo respectivo guá:

 

Carreira Profissional

 

Cor preta e com o elemento água. Se não for possível dispor seu home office nessa região, faça dessa parte da casa o local em que você concentra elementos que fazem lembrar a sua carreira. Ter algo que remeta a água nessa parte da casa também é importante para a harmonização energética, pode ser uma fonte, aquário, fotos, etc.

 

Espiritualidade, Saber e Cultura

 

Cor azul claro e elemento terra. Coloque objetos como mapas, livros e faça seu altar com seus símbolos religiosos nessa porção da casa para fortalecer esses setores na sua vida

 

Família e Saúde

 

Cor verde e elemento madeira. Você pode colocar nessa região da casa suas fotos de família, aqueles quadros e objetos que você tem de recordação de entes queridos para fortalecer suas relações familiares. Aplicar a cor verde também valoriza a energia no quesito saúde.

 

Prosperidade

 

Cor púrpura/tons de violeta e elemento madeira. Esse setor rege suas energias no quesito financeiro, mas não só isso. O que é prosperidade pra você?  Mantenha o local limpo e organizado. Objetos que simbolizem sorte, itens na escala de cor violeta e coisas de madeira também harmonizam este guá.

 

Sucesso e Fama

 

Cores vermelhas e douradas. Esse setor diz respeito à sua reputação vista pelos outros. É o cantinho do ego. Aqui você pode se permitir colocar recordações que fazem você lembrar das suas conquistas. Colocar nessa parte da casa troféus, medalhas, fotos e outros elementos que lembrem que você é capaz trazem boas energias para que você conquiste mais ainda na vida.

 

Relacionamentos, Casamento

 

Cor rosa e elemento terra. Todos os tipos de relacionamentos com as pessoas que gostamos precisam de boas energias para fluir. Dispor as fotos das pessoas que você gosta e que gostam de você nesse setor trazem equilíbrio para essas relações. Objetos em cores rosa e alguma coisa com terra, pode até ser um vaso de flor ou objetos de cerâmica, também favorecem a harmonização desse setor.

 

Criatividade

 

Cor branca e elemento metal. Mesmo para quem não tem dons artísticos, criatividade é fundamental em nossa vida para encontramos as melhores soluções para os desafios do dia a dia. Reserve essa região para coisas que inspiram você: poesias, músicas, quadros, fotografias, etc para que você eleve sua criatividade e a transmita para todos os setores da sua vida.

 

Amizade

 

Cor cinza, elemento metal. Aqui é a região para investir em elementos que vão trazer boas energias para sua relação com as pessoas que o cercam. Local ideal para dispor de um espaço de encontro com os amigos onde a energia irá fluir muito bem.

Lembre-se que aqui a palavra amigo tem um significado mais amplo: podem ser parentes, amigos ou até desconhecidos, pessoas que te apóiam, cooperam e te ajudam em momentos de dificuldades. Use aqui objetos que te façam lembrar deles ou de que não somos sozinhos e precisamos uns dos outros.

 

Agora é com você

 

O baguá serve para isso: mapear as energias do seu lar e identificar seus pontos de desequilíbrio. Assim você poderá orientar a harmonização delas para que o bem estar flua para sua vida e de todos que moram ou frequentam a sua casa.

Experimente aplicar o baguá na planta da sua casa, mesmo que de forma bem simples, e verifique se há diferenças muito gritantes entre o jeito de cada cantinho e o que rege seu guá correspondente. Às vezes até aquela plantinha que nunca vinga está é sofrendo com um conflito energético que tinha passado desapercebido.

Mesmo sem conhecer o Feng Shui a fundo, você já pode se beneficiar destes conceitos básicos e melhorar seu bem estar dentro de casa!

 

 

 

 

 

You Might Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *