casa-segura

Como manter a casa segura em viagens de férias

As férias vêm chegando, delícia! Época de planejar uma viagem com a família toda. Mas e a casa, que ficará sozinha?

Alguns cuidados nunca são demais: confira aqui algumas dicas para deixar sua casa mais segura e você mais tranquilo pra curtir as férias com a família.

 

Dispositivos de segurança

 

Os primeiros métodos a que a gente recorre para proteger a casa são os dispositivos de segurança, como alarmes, câmeras, cercas, etc.

Esses são importantes independente da época do ano. Você pode optar por dispositivos ligados a empresas de segurança, como câmeras de monitoramento e alarmes que ao dispararem acionam a empresa.

Esses alarmes podem ser tanto para sinalizar que portas e janelas foram abertas quanto para sinalizar qualquer movimentação no interior da casa.

Outros dispositivos mais independentes como cerca elétrica e trancas de segurança também são úteis e você não precisa pagar para uma empresa monitorar.

Mas cuidado: muitas vezes alarmes que só tocam e não acionam empresas não são eficazes, ainda mais se você mora em uma vizinhança muito residencial em que a maioria dos vizinhos aproveita as férias de final de ano para viajar.

 

Dicas simples

 

Uma boa dica de segurança é dar a impressão de que a casa não está sozinha. Lembram do filme “esqueceram de mim”? Você não precisa de tanta engenhosidade para afastar possíveis ladrões, alguns detalhes mais simples também ajudam:

 

sem avisos

 

Parece bobo, mas tente avisar a um número mínimo de pessoas que a sua família sairá de férias. Nada de avisos expostos na frente da casa para os funcionários que fazem medição da conta de água e luz, deixe eles cumprirem normalmente com o procedimento e avise alguém da sua confiança para ir pegar a conta.

 

correspondências

 

Se você pedir para um vizinho ou para alguém ir buscar sua correspondência, a sua caixa de correio vai ficar vazia como se estivesse alguém em casa pegando as correspondências.

Se você assina algum jornal ou revista, suspenda as entregas no período da viagem.

 

pátio

 

O acúmulo de folhas, a grama alta e jardim não aparados indicam que não tem ninguém em casa. Então, se possível contrate alguém para cuidar do seu jardim e pátio enquanto estiver fora. Às vezes só varrer as folhas já dá a aparência de que tem alguém em casa.

Uma dica ótima é pedir para seu vizinho pôr parte do lixo dele na frente da sua casa, assim passa a impressão de que tem alguém usando sua casa.

 

luzes

 

O acender das luzes na noite é o mais fundamental, pois além de iluminar cantos escuros e perigosos, vai parecer que a sua família está em casa. Para isso você nem precisa incomodar ninguém: use times e programe intervalos diferentes para acender e apagar luzes diversas no interior da casa.

Um recurso que dá um efeito bem realista é usar times também em TVs e rádios, assim haverão sons e vozes, o que dá muito a impressão de haver gente na casa.

 

luzes da rua

 

Essas devem ser acessas só de noite, pois se ficarem acessas o tempo inteiro fica na cara que ninguém está em casa. Por isso os sensores fotoelétricos são um bom investimento.

 

cão robô

 

Existem alguns produtos baratos para simular latidos de cães. São aparelhos que emitem sons de latido para afastar os ladrões e podem ser acionado tanto com times quanto com sensores de presença.

 

Desde medidas mais simples e baratas até as mais tecnológicas, o importante é você ficar atento para deixar sua casa segura em viagens de férias, em que ela fica sozinha.  Assim  sua única preocupação durante a viagem será desfrutar o máximo suas férias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>