plicarbonato-destaque

Como usar policarbonato em casa

Policarbonato é um tipo de plástico muito versátil e moderno usado na construção ou reforma da sua casa.

Você já deve ter visto sendo usado como alternativa ao vidro em alguns tipos de cobertura transparentes. Veja esse e outros usos possíveis nha descobrir se vale a pena usar o policarbonato e os vários usos desse material na sua casa!

 

Substituindo o vidro

policarbonato-fume

O policarbonato é uma opção para você que quer um teto translúcido em alguma varanda, pergolado, gazebo e outros espaços da sua casa. Mas quais são as vantagens e desvantagens desse material?

É sempre importante lembrar que um materiais que deixam passar a luz devem ser avaliados pelo prisma do conforto térmico e da proteção contra raios infravermelhos e ultravioletas. Afinal você não quer transformar sua casa numa estufa.

Você encontra no mercado tanto vidros quanto placas de policarbonato que cumprem bem o papel de isolar o calor e refletir os raios. A vantagem do policarbonato é ser mais leve, de instalação simples e ele ainda pode ser curvado, permitindo criar toldos curvos e outras formas.

Perceba que o fato de ser tão mais leve impacta diretamente no preço da obra. Precisa menos gente para manusear e transportar e a estrutura que vai suporta-lo será mais enxuta (e portanto barata).

O policarbonato é também resistente a altas temperaturas, suporta boas cargas de peso – até 250 vezes a mais que o vidro – e não pega fogo facilmente também.

Se você quiser construir algo com policarbonato em uma região com muitas árvores ou riscos de impacto, o policarbonato pode ser perfeito! Já se o que você procura é durabilidade, o vidro ganha mais pontos.

 

Policarbonato suja mais?

policarbonato-cristal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa é uma questão variável. Algumas instalações e marcas de policarbonato acabam facilitando que a sujeita se impregne, principalmente nos modelos de policarbonato alveolar, que é aquele que tem vazios internos.

O local onde você irá aplicar e os materiais envolvidos também devem ser levados em consideração. Se instalar numa varanda em que haja gotejamento direto sobre a placa as chances de manchar serão maiores.

Também evite usar materiais que enferrujam na estrutura. Prefira alumínio ou até mesmo PVC, pois as placas de policarbonato são levíssimas.

 

Como usar policarbonato na sua casa

 

Coberturas

Pode ser tanto fixa quanto retrátil. Perfeitas para áreas de piscina e lazer, toldos, cobertura de varandas e gazebos.

 

Divisórias

Painéis para dividir ambientes: como são bastante transparentes, o ideal é usar para dividir ambientes sociais com sala e cozinha, sala e escritório, etc.

 

Fachadas

A proposta nesse caso é deixar a fachada em evidência, utilizando a silhueta do interior como atrativo. Pode ser um pouco invasivo, mas é uma ideia muito moderna que você pode empregar em apenas uma parte da casa ou área acessória, como espaço de lazer

 

Forro

Esse é um uso interessante: você pode utilizar placas de policarbonato leitosas para esconder luminárias e criar um efeito interessante de iluminação de interiores.

 

Escadas

Você pode usar placas de policarbonato no espaço entre o corrimão e a escada ou até para “esconder” a escada, deixando ela totalmente atrás de uma painel de policarbonato.

 

Parapeitos de sacadas

Usando uma armação de alumínio no parapeito, você pode preencher os espaços vazios com placas de policarbonato

 

Tipos de policarbonato

Já existem no mercado diversas opções de policarbonato a sua disposição:

 

policarbonato-compactoCompacto

O mais parecido com o vidro, transparência quase idêntica, mas muito mais resistente.

 

 

 

policarbonato-alveolarAlveolar

Visualmente lembra o vidro canelado, mas na verdade são vazios dentro da placa, o que melhora um pouco o isolamento térmico. Além disso, suas “listas” disfarçam bem os eventuais riscos deixados por galhos ou chuva de granizo, por exemplo.

 

policarbonato-leitosoLeitoso

Apenas translúcido e branco, este acabamento confere certa sofisticação a elementos internos e fachadas.

 

 

 

 

Colorido

São muitíssimas as cores disponíveis, o que abre as portas para sua criatividade na hora de combinar os diversos elementos que compõem a sua casa!

E além desses diversos acabamentos, ainda há diversos tratamentos, como os com proteção infravermelha e os refletivos que refletem a luz e evitam o excesso de calor.

 

O policarbonato é versátil, leve e acessível. Tudo o que a gente precisa para soltar a imaginação na hora de construir ou reformar a casa e deixar ela mais moderna e prática sem gastar tanto!

 

You Might Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>