casa-pronta

Comprar uma casa pronta: olho clínico antes de decidir

Quem nunca sonhou com a casa própria? Às vezes o jeito mais fácil é comprar uma casa pronta. Se você está pensando nessa opção fique atento a estas dicas antes de decidir pela compra.

A maioria dos problemas que você poderá descobrir têm solução, mas feche o negócio consciente dos custos que esses reparos terão e o tempo que vão demorar até a casa estar em condições de receber sua mudança.

 

Dimensionamentos

 

Muitas vezes o problema de comprar uma casa pronta é que, como ela não foi planejada pensando nas suas necessidades, algumas medidas podem não corresponder ao que você precisa.

Imagine você chegar de mudança na casa nova e a sua geladeira não passar pela porta? Ou os móveis maiores não passarem pela escada ao andar de cima?

Não hesite em levar uma trena quando for verificar a casa que você pretende comprar. Meça tudo mesmo! Você poderá parecer chato para o proprietário ou imobiliária, mas não se envergonhe e faça valer seu direito de comprar um imóvel íntegro e que atenda suas necessidades!

casa-pronta-comprar

 

Olho na estrutura ao comprar uma casa pronta

A idade da casa conta, claro, mas não se iluda: casas recém construídas ocultam mais os problemas estruturais, pois ainda não deu tempo de aparecerem os sintomas.

Se não foi um profissional da sua confiança que planejou e acompanhou a obra, é preciso ter cuidado para que não hajam danos estruturais como os seguintes:

 

Forro e armação do telhado

 

Verifique se a madeira está livre de cupim e outros insetos e verifique se a madeira não está apodrecida por fatores de clima como chuvas ou ressecamento por calor.

 

Paredes

 

Observe bem se não há mofo nas paredes, ele pode indicar que está ocorrendo algum vazamento, ou se há alguma rachadura profunda indicando danos na estrutura.

 

Telhas

 

Espie se as telhas não estão velhas demais e se não há furos que ocasionem goteiras em dias de chuva. Observe também se elas estão bem fixadas e encaixadas, afinal ninguém quer ter surpresas em dias de temporal!

 

Hidráulica

 

É mais difícil verificar a integridade dos canos, você precisa conferir se nas paredes não há indícios de infiltração: mofo e parede descascando servem de alerta de que algo não está certo. Às vezes a água que vaza dos canos deixa marcas na parede parecendo que estão molhadas em alguns pontos. E de fato estão e por dentro!

Além disso, abra todas as torneiras e verifique se a água não sai suja. Se você planeja ter um sistema de aquecimento verifique se há rede específica para isso, com canos de cobre e se houver verifique que não está velho demais abrindo a torneira e verificando a cor da água.

 

Infiltrações

 

Esse problema pode ou não ser de ordem hidráulica. Manchas escuras, paredes descascando ou com “barrigas” na pintura ou reboco, limo, mofos, poças que se formam nos rodapés, tudo isso pode ser causado tanto por um cano rachado quanto problemas de impermeabilização que permitem que a água da chuva e umidade do solo passe com facilidade.

 

Elétrica

 

Observe a quantidade e distribuição das tomadas. Se há fiação passando por cima do forro dê uma checada também nas condições desses fios.

Não deixe de fazer o teste para ver se há fuga de energia: desligue tudo na casa e olhe se o relógio de medição fica parado. Observe as condições dos quadros de força, se não há fios soltos e remendados.

Se você quiser ser mais cauteloso ainda pode testar as tomadas e verificar corretamente a corrente e voltagem de cada uma. Dê atenção também ao sistema de iluminação: se lâmpadas e interruptores estão íntegros bem seguros nos seus lugares.

 

Acabamentos em geral

 

Não olhe só por fora se a pintura está desbotada, outros acabamentos precisam de atenção igual ou maior.

Portas e janelas devem estar fechando e abrindo com facilidade. Veja se as dobradiças e outros mecanismos como trilhos não estão danificados ou enferrujados. A pintura também merece atenção, então veja se estão descascadas.

Observe bem o piso, independente do material. Se for piso de madeira maior cuidado ainda para não acabar comprando uma casa com piso apodrecido de cupins e umidade. Se for de cerâmica é bom não só se certificar se as peças estão íntegras, mas se tem peças reservas do mesmo lote para se caso no futuro precise trocar.

Observe e teste se rodapés e roda forros estão bem nos seus lugares e se eventuais partes de gesso estão íntegras e resistentes.

Outro ponto importantíssimo é verificar o caimento do ralos: não tenha vergonha e jogue água nos box do banheiro e em áreas que tenham ralos para ver se ela escoa direitinho sem deixar poças.

 

Segurança

 

Observe se as fechaduras são confiáveis, se travas e sistemas de proteção, como alarmes e grades, estão funcionando bem para depois não ser surpreendido com algo que parecia garantido.

Veja também se há corrimãos e parapeitos seguros e íntegros para que ninguém sofra acidentes no futuro. Os degraus da escada também merecem atenção, já que é muito difícil modificar depois de pronto verifique de antemão se não são estreitos ou altos demais.

Se a escada for de metal ou madeira a atenção é dobrada e convêm verificar se o material está com todas as partes bem firmes no lugar e se suportam peso sem balançar ou correr o risco de quebrar.

 

Se você identificar algum problema, ele não vai necessariamente inviabilizar o negócio. Se o tempo de reparo for aceitável pra você, sempre será possível negociar com o proprietário que ele providencie os reparos ou que desconte os custos do valor do imóvel.

Alguns desses itens são indispensáveis para que uma casa pronta se torne o lar perfeito para a sua família. Por isso, fique sempre atento aos detalhes e não tenha medo de parecer chato, você tem o direito de verificar tudo para não comprar gato por lebre!

 

You Might Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>