concreto-destaque

Concreto aparente em casas: fica bonito?

O concreto já está na sua casa? Seja na laje, na escada, nas vigas… sabia que deixa-lo aparente tem um enorme potencial estético, além de baratear sua obra?

A ideia no início parece estranha. É verdade que no Brasil acabamos associando o concreto aparente a grandes obras de infra-estrutura, mas se usado com poesia pode atribuir leveza e modernidade a sua casa!

Veja como é possível incorporar o concreto aparente como acabamento na sua casa.

 

Mostrando a estrutura

 

O mais comum e fácil é deixar a própria estrutura (esqueleto) da casa aparente, sem revestimento.

Vigas e pilares aparentes conversam muito bem com paredes de tijolo à vista ou envidraçadas, a depender do estilo que você quer dar a sua casa.

Outros elementos estruturais também podem receber destaque ao serem deixados “crus”. Por exemplo laje avançada, a escada ou uma moldura de janela ou porta mais exagerada, o que vai destacar ainda mais do volume total da casa.

 

concreto-requadro

Explorando a plasticidade do concreto

 

Muros e detalhes de fachada em formas curvas ou de arco são possibilidades que deixam ainda mais em evidência o elemtento que você quiser deixar em concreto aparente e ainda dão um toque mais moderno na sua fachada.

 

concreto-curvas

Concreto aparente na decoração

 

Uma boa maneira de explorar o concreto aparente é na decoração do interior da sua casa. Você pode apostar no concreto aparente para alguns detalhes internos como nichos, armários, mesas, bancos e balcões.

Essa é uma forma não tão radical de fazer uso dessa tendência e cai bem também em termos de praticidade. Mobiliários feitos em concreto aparente também neutralizam o ambiente dando a você mais liberdade na hora de escolher cores e objetos decorativos.

 

Elementos vazados

Outra ideia é apostar em uma tendência que está voltando com tudo: os elementos vazados. Hoje é possível encontrar esses blocos pré moldados em concreto aparente, mais neutros e democráticos.

concreto-elementos-vazados

Você pode usa-los tanto para fazer uma parede divisória inteira quanto para vazar apenas uma parte dela. Funciona muito bem para integrar ambientes que ao mesmo tempo ficam bem delimitados.

Como os elementos vazados compõem malhas semi-vazadas, lembre-se que também podem ser usados na horizontal, tanto flutuantes formando pérgolas quanto no chão compondo um mosaico de jardineiras!

 

Piso

 

O piso em cimento queimado também é outra tendência que está volta com tudo. Ele é uma boa opção para deixar o interior da sua casa mais uniforme e neutro.

Ele pode ser usado em quase todos os ambientes, você deve ter cuidado somente nas áreas úmidas de banheiro e cozinha, já que ele é super liso e fica escorregadio quando é molhado. Além de ter em mente que ele é um piso mais frio, portanto use tapetes se for aplicar em dormitórios e salas de estar.

concreto-2-piso

Blocos de concreto

 

Uma grande tendência atual que pode ser usada na reforma da sua casa são os blocos de concreto aparente  como peças de revestimento.

concreto-blocos-pedras

Hoje há vários estilos disponíveis, com relevos que criam texturas interessantes. Também podem imitar outros materiais como pedra natural, madeira e tijolos. Esses blocos podem destacar tanto paredes internas quanto fachada ou muros externos. E são uma ótima opção para usar concreto aparente sem precisar expor a estrutura.

 

Economia

 

As superfícies de concreto que ficarem aparentes não precisam de revestimentos como reboco, pisos ou outros acabamentos. Apenas um verniz adequado é suficiente. Isso não só reduz materiais e mão de obra como também o prazo da sua obra. Explore este aspecto e aproveite seus benefícios!

 

 

Uma dica bacana para usar concreto aparente é escolher alguns elementos a serem destacados. A estrutura, lajes, molduras, pisos… Combine alguns destes elementos com outros mais claros ou coloridos, sejam naturais ou não. O que vale é combinar com criatividade e harmonia, mas também exercitar sua ousadia!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>