cozinha-americana

Por que uma cozinha americana pequena planejada pode ser a melhor opção

Para quem vai construir ou reformar, a cozinha requer atenção especial. Seja uma cozinha americana pequena ou um salão ao estilo fazenda, como dizem, ela é o coração da casa.

E é por isso que a escolha da construção, organização e funcionamento da cozinha merece ser muito bem planejada antes de iniciar a obra. Nessa fase de planejamento, avalie bem qual tendência se adequa melhor ao estilo de vida que você vai adotar na nova casa.

Uma das tendências mundiais que tem ganhado força no Brasil é a cozinha americana, aquela integrada a outros ambientes da casa através de uma bancada.

A cozinha americana pequena é uma excelente opção para quem procura espaços mais integrados e preza pela praticidade no dia a dia. Para que tudo saia bem é necessário que a cozinha se ajuste à personalidade da família e expectativas da casa.

Se você gostou da cozinha americana, mas está em dúvida entre ela e tipos de cozinha mais tradicionais, o ideal é que você pesquise os prós e contras de cada configuração de cozinha. No que podem facilitar ou interferir no estilo de vida, rotinas e conforto de todos que irão compartilhar este espaço.

Veja a seguir alguns aspectos positivos da cozinha americana que talvez tenham passado despercebidos pra você:

 

Versatilidade

 

A cozinha americana é versátil por que atende diferentes ocasiões. Ela funciona perfeitamente para a correria do dia a dia, por ser pequena e integrada à área de refeições, exige pouco deslocamento de alimentos e utensílios.

Para um jantar mais formal, a bancada icônica da cozinha pode se tornar o apoio ideal para montar seu buffet, que será abastecido diretamente pelo lado interno da cozinha. Super funcional!

 

Amplos espaços

 

Esse sem dúvida é um dos grandes diferenciais da cozinha americana pequena.

Além de disponibilizar mais espaço para os demais ambientes, a ausência de obstáculos promove a integração total com as áreas de convivência como living e varanda, o que proporciona uma sensação de maior amplitude.

 

Luz natural

 

Se seu projeto tem limitações de terreno que estão impedindo a previsão de janelas em todos os ambientes, a cozinha americana pode significar a necessidade de uma janela a menos. Como ela é totalmente integrada a outros ambientes, pode muito bem usufruir da luz natural dos cômodos adjacentes, sem precisar de uma janela só para ela.

 

Localização estratégica

 

A localização privilegiada da cozinha americana permite o livre acesso à sala de jantar/copa, à varanda e a sala de TV ou quartos. Isso porque ela não tem obstáculos a esses fluxos ou aquele tanto de portas pra abrir  sempre que você entrar em um novo ambiente.

Com essa integração maior, fica ainda mais fácil preparar aquele café da manhã delicioso na cama, hein? É pra não ter mais desculpa!

 

Interação com os convidados

 

Já pensou fazer aquela reunião com os amigos e, enquanto você cozinha, jogar conversa fora sem ter que ficar gritando?

Quando suas visitas se espalharem pelos ambientes, essa integração é muito gostosa pois permanece uma sensação de estarem todos juntos. Isso mesmo fazendo coisas diferentes, como um grupo escolhendo as músicas na sala enquanto outros preparam os quitutes na cozinha e outros acendem a churrasqueira na varanda.

 

De olho nas crianças

 

Na cozinha americana fica mais fácil supervisionar as crianças enquanto você cozinha e elas brincam livremente na sala. E o mais importante: sem elas entrarem na cozinha que, convenhamos, não é lugar seguro para crianças pequenas!

 

Tomar decisões implica em ponderar entre as vantagens e desvantagens das diversas opções. A intenção deste artigo não é te convencer a optar pela cozinha americana, mas apenas suprir de aspectos positivos dela que talvez tenham “passado batidos” pra você.

Assim, com mais informação nas mãos, coloque na balança o que é importante para você e para todos que vão morar na nova casa, e decida com segurança e sabedoria!

Seja qual for sua decisão, não deixe de ver estas dicas para sua cozinha ficar prática antes de partir para o projeto dos móveis planejados, e também algumas dicas de tomadas que costumamos esquecer de incluir no projeto. Adeus benjamins!

Se você gosta de cozinhas americanas e vê outro benefício que não está nesta lista, nos conte nos comentários e enriqueça esta avaliação!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>