plantas-na-sala

Decorar com plantas de interior: mais vida para sua sala!

Agregue o frescor e aconchego das plantas de interior para sua sala de estar! Às vezes é só o que falta para ela brilhar. Dê um toque de natureza com plantas e ninguém vai mais querer sair de lá!

 

Qual a quantidade ideal de plantas de interior?

 

Compor a decoração da sua sala com plantas de interior é muito mais uma questão de sensibilidade e bom senso do que regras.

plantas-interior-8
Você não precisa transformar sua sala numa floresta para ela ter um toque de natureza. Para isso, invista num jardim de inverno bem aconchegante e funcional, como explico NESTE ARTIGO.
Veja alguns exemplos de como relacionar quantidade de plantas com o tamanho da sua sala, para você não pecar pelo exagero nem escassez:

 

sala pequena com muitos móveis

 

Dependendo da quantidade de móveis e itens de decoração na sala, as plantas devem estar em pequena quantidade para não atulhar sua sala de informações.

Uma opção bacana para espaços pequenos é o jardim vertical. Veja NESTE ARTIGO várias formas de montar jardins verticais de todos os tamanhos e para todos os gostos!

 

sala ampla e clean

 

Se a sala for muito grande, preencher os vazios com plantas mantem o tom clean da sua sala. Isso se aplica, inclusive, para espaços com pé-direito muito alto, em que fique uma sensação de “vazio vertical”. Veja:

plantas-de-interior-11

 

Diferentes composições

 

Os vasos com plantas podem tanto estar distribuídos aleatoriamente pelo ambiente, quanto concentrados em um canto. Veja:

 

estilo organizado

plantas-interior-9

Uma arrumação mais minimalista, onde os vasos iguais são alinhados ou formando uma composição mais geométrica. Sem variar muito os materiais ou cores dos vasos, nem as espécies das plantas.

 

estilo descontraído

plantas-interior-2

Parece que os vasos foram colocados de forma aleatória, o que dá uma pegada mais boêmia na sua decoração. Vasos de difrentes materiais, tamanhos, cores e formas se misturam formando uma composiçao informal, mas nem por isso menos harmônica. Varie também as planatas e misture cores, texturas e portes!

 

destaque para uma planta

plantas-interior-6

Você pode dar destaque uma planta grande e solitaria, para dar vida a um ponto mais árido da sala. Se quiser mais verde para sua sala de estar, espalhe pequenos vasinhos pelo ambiente.

 

simétrico

 

As plantas iguais em vasos iguais estão em locais simétricos da sala: uma de cada ao lado da lareira, da televisão, porta, sofás, etc Arranjos assim inspiram uma sensação de estabilidade, organização.

Outras composições, inclusive algumas mais informais, conseguem também provocar uma forte e reconfortante sensação de equilíbrio, mas se você não confia muito no se taco, aposte neste tipo de arranjo que é fácil e garantido.

 

Plantas & cores

 

Você pode optar tanto por plantas sem flores. Elas são verdinhas o ano inteiro e nem por isso menos variadas: há uma infinidade de plantas de interior com as mais variadas texturas, brilhos e tonalidades de verde para você compor.
Também pode optar por plantas que florescem e ficam com as mais variadas cores. Lembre-se de verificar em que épocas do ano mostram suas flores. Você poderá misturar espécies que florescem em épocas diferentes e ter flores na sala o ano todo!

Rosas e orquídeas há das mais diversas cores para combinar com a sua sala. Veja como é fácil cuidar de orquídeas em vasos NESTE ARTIGO, e das rosas NESTE.

Outras ideias para compor as cores da sala com as plantas:

 

sala muito colorida

plantas-interior-3

O ideal nesse caso é manter as plantas em um tom só, ou todas verdinhas ou plantas cujas flores estejam na mesma paleta de cores.

 

cores complementares

 

Use da teoria das cores. Se na sala predominam tons quentes, aposte em plantas em tons frios: verdes, azuis e violetas para “refrescar” visualmente o ambiente. Se, por outro lado sua sala usa cores frias e acinzentadas, aposte nos laranjas e vermelhor para deixa-la mais aconchegante.

Plantas-interior-7
Você tambem pode fazer o contrario e reforçar com as plantas de interior o tom que quer dar com a decoração. Se quer, por exemplo, uma decoração indiana bem colorida, experimente misturar rosas fortes, como da primavera, com laranjas… Luxo só!

 

cores em escalas opostas

 

Se sua sala é toda branquinha ou com cores nudes e cinzas as plantas vão ter muito mais destaque. O contraste do verde com o branco faz as plantas se destacarem na sua sala.

plantas-interior-4

 

Luz para suas plantas de interior

 

Ao escolher as espécies que você vai trazer para morar na sua sala, lembre-se de observar as condições de luz e insolação nos diferentes cantos onde você pretende colocá-las.

A falta de sol direto ou de muita luz natural, não é necessariamente um problema. Como você pode ver NESTE ARTIGO, há muitas espécies lindas que vão adorar ficar longe do sol direto!

Mas se ainda assim há espécies que você adora, mas fazem questão de bastante luz e um solzinho de vez em quando, reserve espaços junto a janelas pra elas e pronto!

plantas-interior-5

 

As plantas de interior talvez sejam a forma mais prática, democrática e sem erros de decorar a sua sala. Com elas você pode diversificar desde um estilo mais sofisticado e minimalista até um estilo mais boêmio e moderno. Seja qual for seu estilo, aproveite este dicas e use as plantas para deixar sua sala mais fresca e acolhedora!

 

Para aprender mais:

iluminacao-paisagismo  Curso Iluminação de Paisagismo (online)

 

 

 

decoracao-interiores  Curso de Decoração de Interiores

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>