Fachadas de casas pequenas: que cor usar?

Chegou a hora de escolher a cor da sua casa e a indecisão invadiu seus pensamentos? Você não está só! Nada mais comum nessa etapa da construção da nova casa. Quando se trata de pintar fachadas de casas pequenas então, parece que o desafio da escolha é ainda maior.

O mercado de tintas também não ajuda: hoje em dia a variedade de cores é quase infinita! Para te ajudar nessa missão, vou começar listando da forma mais objetiva possível quais aspectos você deve analisar antes de sair olhando paletas intermináveis de cores. Vamos lá?

 

O que será pintado?

 

Só as paredes porque você quer deixar portas e janelas de madeira com verniz natural? Ou são de ferro e deverão receber esmalte? Ah não… são de alumínio branco: cor já definida de fábrica? Analise sua fachada e tenha isso em mente. Se vai pintar a madeira, será da mesma cor que as paredes ou vai destacar com uma cor diferente?

 

Cores vizinhas

 

 

fachadas-de-casas-5Se sua casa está na cidade, hão de haver outras construções em volta, se não coladas nela mesmo. De que cores elas são? Você vai querer que sua fachada se destaque, ou passe mais desapercebida entre as vizinhas? É um bairro colorido e você quer participar dessa festa de cores (não precisa ser como na foto!)? Ou na rua predominam materiais naturais sem pintura como pedras, timos à vista e madeiras envernizadas?

Sugiro que você vá à rua onde está construindo e olhe com atenção aos vizinhos. Fotografe sua futura rua e vai se surpreender com detalhes e cores que não havia percebido antes. Então, pense em como você quer que a fachada da sua casa se relacione com as vizinhas.

 

Outros elementos que comporão a fachada

 

Lembre-se que a fachada da sua casa não é apenas a construção em si. Plantas, árvores, seu portão, toldos, brises, eventuais bancos, vasos, balanço para as crianças… Tente visualizar tudo que você pretende ter na frente da casa e de que cores essas coisas serão.

 

Exposição ao sol

 

fachadas-de-casas-7Você já reparou que algumas gravuras com o tempo vão desbotando e só ficam os tons de azul? Pois isso ocorre porque em geral os pigmentos vermelhos têm menos estabilidade quando expostos  à luz, ainda mais se for sol direto. Por isso se sua fachada for generosamente banhada pelo sol, escolha a cor já sabendo de antemão que os vermelhos, rosas e laranjas desbotarão mais rápido que azuis e verdes, por exemplo. Nas coras mais claras isso não interfere muito, é quase imperceptível. Mas se você portou por uma cor bem forte, fechada, se verá obrigado a pintar sua fachada com mais freqüência.

 

Identidade

 

Assim como cortes de cabelo, roupas e bijuterias, a fachada da casa é uma espécie de primeira apresentação de sus moradores. Ela dá pistas sobre como são as pessoas que moram na casa. Nesse sentido, minha recomendação é: respeite-se! Isso mesmo: vejo gente rústica, simples, usando salto e rímel pelo que os outros acham que ela deveria ser, e não pelo que ela é. Reconheça quem você é de verdade e deixe que sua fachada mostre isso. Sua casa vai atrais pessoas que tenham mais a ver com você! Se tem alguém que vem a sua casa e não se sente à vontade, ou é porque a casa não combina com você e ela sim, ou porque nem você nem a sua casa combinam com ela! Olhe-se, reconheça-se e só então visualize como quer sua fachada.

 

Temperatura

 

Já ouviu falar na temperatura das cores? Pois sim: as cores provocam na gente sensações térmicas sim. As cores tidas como quentes – vermelhos, rosas, amarelos, laranjas – também agitam, animam, despertam. Por outro lado as cores frias – azuis e verdes, alguns lilases – acalmam, amenizam emoções e concentram. Por isso, em climas frios, casas vermelhas e terracota parecem mais acolhedoras, enquanto em climas quentes e úmidos as azuis, cinzas claras e verdes transmitem  sensações de frescor.

 

Jardim

 

 

fachadas-de-casas-8Se você é como eu e adora as plantas e quer dar destaque a elas na frente da sua casa, ainda mais se não há espaço para muitas, engana-se se pensa que a casa precisa ter uma cor discreta. A cor pode ser bem forte, fechada, como se diz, e contrastar com o verde das plantas, destacando-as.

Lembre-se que a questão da cor ser ou não discreta, depende também – e talvez principalmente – do que há em volta. Entre casas coloridas ou predominantemente de materiais naturais, uma casa branca neve será um destaque! E na minha opinião, nenhuma cor dá mais belo destaque às plantas que o branco. Se você quer algo mais chamativo, aposte nos laranjas, mostardas e terracotas.

 

Cultura

 

Arquitetura conta a história da humanidade. Linguagens arquitetônicas identificam diferentes culturas. Seja honesto: você reconhece a diferença de uma casa tradicional chinesa de uma vitoriana… até por isso restaurantes japoneses têm um tipo de fachada tão diferente das churrascarias.

E você? Qual a SUA história? Você trás costumes da sua família, por exemplo, espanhola, acostumada a casas construídas em volta de um pátio? Isso te remete à infância e você gostaria que seus filhos vivessem um pouco das suas raízes? Pois faça sua casa em volta de um pátio, deixe a fachada com reboco rústico bem branco e grades de ferro fundido pretas! Ficará lindo e bem típico! Gerânios coloridos nas janelas completarão o visual.

 

Portanto…

 

fachadas-de-casas-3Se você leu até aqui, já percebeu que não existe cor certa ou cor errada para sua casa. Não existe esse negócio de cor melhor para este ou aquele tipo ou tamanho de fachada. A resposta certa é: depende! Depende de quê? De cada um desses aspectos que expliquei acima. SUA casa é muito pessoal e só você e quem vai morar com você poderão avaliar cada um desses aspectos e chegar à cor que combina com todos eles e, principalmente, com vocês.

 

 

 

 

Recomendo que vocês façam este exercício. Se está frio, vão tomar um chocolate quente. Se está muito calor, que tal um smoothie? E relaxem analisando juntos cada aspecto que descrevi. Você vai ver como no final já terão pouca alternativas de cores em mente. Talvez nenhuma delas esteja nas suas idéias iniciais!

You Might Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *