jardim-pequeno-5

Por que um jardim pequeno pode ser a melhor opção

Sobrou pouco espaço externo junto à sala ou à cozinha? Aprenda a explorar esse espaço com um jardim pequeno, mas singelo e aconchegante, e você descobrirá nele um enorme potencial para tornar sua casa ainda mais acolhedora e confortável!

Digo mais: em vários aspectos, um jardim pequeno e bem cuidado será muito melhor que um gramado enorme e trabalhoso. Quer ver? Confira a seguir e veja como esse cantinho pode se transformar no mimo da sua casa.

 

Simples e barato

 

Como o espaço é pequeno você precisa de menos tempo para cuidar dele e terá mais tempo para desfrutar dele. Um jardim pequeno une o útil ao agradável, prazer e praticidade no mesmo jardim.

Se você tem disponível um pátio pequeno, você pode transformá-lo em um jardim facilmente e com pouco material, não é necessário nem preparar o solo e plantar grama, já que o revestimento do chão para espaços pequenos pode ser todo de pedras pequenas com alguns canteiros em vasos.

 

Jardins pequenos não têm erro

 

É muito mais difícil você errar com um jardim pequeno: harmonizá-lo com o resto da casa é mais fácil. Se você tem só aquele espaço para compor um jardim, vai intuitivamente evitar elementos que não combinam com o estilo do resto da casa.

É possível dar o uso que você quiser a um jardim menor e com menos elementos. Você pode fazer uma, talvez uma pequena horta de temperos e um espaço de lazer com churrasqueira, por exemplo, no mesmo jardim e sem medo de errar.

 

Conforto e privacidade

 

Jardins pequenos são mais aconchegantes, mesmo os mais minimalistas. As dimensões pequenas atribuem esse efeito de um espaço mais acolhedor. Promove conforto e privacidade num ambiente que é externo, mas ainda com clima intimista.

Mesmo ele sendo pequeno, as plantas do seu jardim limpam e umedecem o ar, melhorando a qualidade de vida da sua família. O jardim ajuda a regular melhor a temperatura do ar, criando zonas de conforto térmico onde é mais fresco e úmido no verão e protegendo a casa de temperaturas extremas.

Mais democrático

 

jardim-pequeno-3Qualquer ambiente pode abrigar um jardim pequeno. Até se você mora num apartamento pode fazer um jardim na varanda mesmo, usando somente floreiras e vasos. Ou um jardim vertical em uma parede com boa iluminação natural. Essa opção é ótima para você cultivar ervas e temperos.

Qualquer pessoa pode cuidar! Até mesmo se você não tiver experiência em jardinagem ou tempo para cuidar de um jardim, manter um jardim pequeno é muito mais simples. Ele se mantém lindo e prático com bromélias, cactáceas e outras plantas que requerem menos cuidados de poda e rega.

 

A cara da sua casa

 

Outro ponto positivo é a facilidade de integrá-lo aos ambientes internos da casa. Vale a pena investir em abrir o máximo possível as paredes que separam seu jardim das salas a sua volta e fechar apenas com vidros. Ele agrega um frescor e um ar intimista a esses ambientes, e de quebra aumenta a sensação de amplitude!

Nesse sentido, os pequenos têm uma grande vantagem sobre os jardins tradicionais: por serem pequenos, é perfeitamente possível cobri-lo com material transparente, como vidros ou policarbonato. Esqueça janelas e portas e integre-o totalmente ao interior da sua casa: virou jardim de inverno!

Além disso, você pode escolher qualquer estilo, mesmo nos menores espaços. Um jardim pequeno pode assumir tanto um estilo oriental, quanto um sofisticado ou tropical, sem perder a integração com a casa.

 

Ter um jardim em casa ou na varanda só traz benefícios. Um jardim pequeno é a opção mais fácil de fazer, manter e usufruir com prazer de um espaço verde em casa. O jardim pode ser pequeno, mas com certeza ele não vai passar despercebido!

Então, se animou? Tire partido daquele cantinho “perdido” a transforme-o no cantinho preferido da sua casa!

You Might Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>