Nicho: o coringa da decoração

Nicho significa um espaço criado para conter e dar destaque a alguma coisa. Em arquitetura e decoração suas possibilidades são infinitas, pelas diversas formas, cores, materiais e utilidades que ele pode assumir.

 

Nicho em decoração

 

Em decoração a forma mais comum e barata de nichos aquela caixa que se parafusa na parede para servir como prateleira e dispor objetos de decoração, livros, etc.

Mas não precisa ser necessariamente aquele cubo branco que se encontra facilmente. Existem diversos materiais e formas que podem ser depostos de forma a dar o tom que você quiser para sua casa.

 

Diferentes formas e cores

 

Das orgânicas às geométricas, quadradas ou até hexagonais, cantos arredondados… são quase infinitas as opções de formas disponíveis para decorar e organizar a sua casa.

Você pode abusar a vontade dos diferentes tamanhos de nichos também e os dispor de forma aleatória ou formando mosaicos conforme seus tamanhos e formas.

nichos-formas-cores-bandeirolas

Uma dica para escolher certo na hora de comprar ou mandar fazer o seu nicho é pensar em opostos: se você tem objetos de decoração e móveis mais coloridos e chamativos, pode optar por nichos mais básicos; já se tem uma decoração geral mais clean pode apostar em nichos mais diferenciados para não deixar o cômodo muito monótono.

 

Cores e estampas

 

nichos-estampas

Ao criar composições de nichos em suas paredes, lembre-se que a própria parede também faz parte da composição. Assim, não repare só nas cores do próprio nicho, mas da parede em volta e no fundo de cada nicho.

Compor cores diferentes no interior pode criar um efeito Mondrian, ou também você pode incluir estampas com papel de parede no fundo dos nichos. Esse efeito de estampa também pode ser conseguido com adesivos ou até, se forem nichos menores, com papel para scrap colado com fita dupla-face.

 

 

Outros materiais

 

Se você procura dar um ar mais rústico a sua decoração, pode apostar em nichos de caixote de feira ou de gavetas antigas.

Os caixotes podem ficar tanto na sua cor crua quanto podem receber pintura. E aí você varia o quanto quiser na cor, revestir o interior deles com tecido ou pintar padronagens geométricas.

nichos-caixotes-brancos

Um aspecto bacana desses materiais é poder variar na forma e tamanho deles, pois cada caixote ou gaveta pode ter um tamanho e estilo diferente e você pode brincar com a disposição deles pela parede.

Mas se você procura um tom mais clean e sofisticado é possível também fazer nichos em vidro, acrílico ou até com espelhos. Tomando o cuidado com a resistência do material e sua adequação ao local onde vai instalar e ao peso que quer colocar neles, é claro.

 

Nichos na arquitetura

 

Originalmente os nichos em arquitetura são aquelas reentrâncias embutidas construídas em paredes. Muito usados em igrejas para abrigar imagens santas, lembrou como é?

O efeito de parede recortada quebra a monotonia de grandes superfícies lisas. Usar cores contrastantes no interior dos nichos acentua esse efeito.

nicho-embutido

Eles podem ser aplicados em diversos cômodos da casa: nichos na parede da cozinha podem abrigar eletrodomésticos pequenos e até a geladeira, na sala você pode ter um nicho construído para abrigar a televisão, no banheiro ao invés de um armarinho você pode ter um nicho construído na parede com prateleiras internas. Utilidade é o que não falta.

 

Modernizando o nicho

 

Além do destaque com cores, vale também revestir o interior com papel de parede ou uma pintura de uma estampa. Ainda pode-se revestir com outro material como madeira crua, pintura laqueada, vidro e concreto queimado, por exemplo.

Outra dica valiosíssima é fazer como se o nicho tivesse sido encaixado em uma reentrância criada na parede. Você faz o revestimento do interior do nicho com uma certa espessura e um pouquinho sobressalente e obtém um efeito muito sofisticado e diferenciado.

Outro recurso que valoriza muito a decoração é incluir iluminação embutida no interior de cada nicho, não com o exagero de uma vitrine de loja mas, ao contrário, atribuindo um ar inimista com luz quente e suave.

Se a ideia de construir um nicho na parede parece muito radical, você pode simular isso com um móvel planejado que pareça inteiro e com reentrâncias ao invés de prateleiras.

 

Viu quantas formas de usar nichos na sua casa? Os nichos são muito democráticos e com eles você pode soltar a imaginação à vontade e criar uma decoração única, diferente e de revista com muito pouco!

 

You Might Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *