oganize-a-entrada-4

Organize sua casa e ponha as rotinas no piloto automático

Tem coisa mais gostosa que uma casa novinha, limpinha e com a mudança recém feita? Dá uma sensação de paz tão boa, até que… a bagunça começa a tomar conta de tudo e você perde o controle da casa, não é mesmo?

Pois saiba que há vários recursos de arquitetura e decoração que ajudam muito a evitar isso. A própria casa induz as “coisas” a encontrarem seu lugar certo quase automaticamente.

Assim seus esforços serão mínimos para manter a casa em ordem. Veja algumas dicas:

 

 Brinquedos

 

As crianças hoje em dia têm muitos brinquedos e com isso, a propensão de se ter mais bagunça nos quartos e dependências da casa é grande. Além da bagunça, quando os brinquedos ficam espalhados, eles se sujam mais e o trabalho dobra: além de arruma mais, limpar mais.

Para evitar isso tudo, o ideal é que eles sejam guardados em caixas transparentes, contêineres e até baús. Se prefere armários mesmo, que tenham portas transparentes, para que a criançada encontre o que quer logo. A regra é que os brinquedos fiquem à vista das crianças, mas protegidos do pó e outras sujeiras.

Lembrete: dependendo da idade das crianças, evite guardar os brinquedos em objetos com vidro, prefira acrílicos, acetatos e plásticos transparentes.

 

Grupos

 

Olhe para sua rotina buscando identificar grupos de objetos que repetem várias vezes o mesmo percurso.

Por exemplo: na hora de montar a mesa do café você percebe que vários itens vão e voltam da geladeira todos os dias. Para evitar o leva e traz desses itens (pão, manteiga, geléia, queijo e etc), escolha uma bandeja bacana e agrupe todos, que irão assim sempre juntos entre a geladeira e a mesa, com bandeja e tudo, numa viagem só.

A mesma lógica pode ser aplicada para cosméticos que você usa todos os dias, materiais de desenho das crianças e quaisquer outros itens que você usa com freqüência. Mais ainda se usa em locais diferentes da casa e precisam ficar em constante “trânsito”.

 

Movimento dos sem casa 

 

Pense bem: com certeza você deve ter vários objetos que ficam soltos pela casa, meio sem rumo. Cada pessoa que usa não sabe onde colocar e inventa lugar para ele. Se cada pessoa guarda um objeto de uso comum em lugares diferentes, imagine a dificuldade para encontrá-lo.

A causa para esse problema é que esses objetos não têm endereço fixo. Para resolver, basta visualizar quais são esses objetos e escolher um local certo para colocá-los. Lembre-se que eles não precisam ficar escondidos, basta terem moradia fixa onde todos sabem guardar e encontrar.

 

Entrada

 

Chegar em casa, geralmente, implica estacionar coisas que chegam junto com as pessoas. As mochilas de escola das crianças, a do Kung Fu, a pasta da aula de artes, o violão da aula de música. Isso sem falar nos itens diários como chaves, bolsa, carteira, celular etc. Se não tiver um estacionamento com vagas reservadas, vão estacionar… por aí! E com isso, lá vem a bagunça.

Pense com sabedoria e organize próximo à entrada da casa o endereço definitivo desses itens, que não precisarão circular mais pela casa até a próxima saída para a escola, academia, etc.

Veja que bacana o estacionamento da foto em destaque e estes aqui:

oganize-3

 

oganize-1

 

 Trailers: as casas que andam

 

 E as coisas que precisam circular pela casa? Acompanhe o exemplo: todos os dias na hora do banho ou na troca de roupa, a roupa suja vai para um gavetão no banheiro, certo? Mas e se em vez do gavetão a roupa for para um cesto com alças, devidamente escondido no armário? Ao buscar a roupa para lavar, o processo será todo simplificado, bastando apenas levar todo o cesto, que retornará passando pelo quarto para “entregar” as roupas lavadas.

Outro exemplo são os itens utilizados no jantar. Para você que gosta de fazer as refeições do dia a dia na sala de jantar, que tal um armário com rodízios e uma gaveta, que encaixe embaixo da bancada da cozinha? Nele você guarda louças, copos, talheres, guardanapos, galheteiro de uso diário. Esses itens compõem seu “kit jantar”, que vai inteiro até a sala de jantar na hora de montar a mesa. Já imaginou que prático? Faça sua superfície com pequenas bordas de proteção em volta e ele ainda servirá para levar as saladas e bebidas. Funcionará como buffet de apoio!

Reconheça estas situações na sua rotina e crie seus próprios trailers!

 

Material esportivo 

 

Esse é um item que merece destaque na categoria dos estacionamentos. Os materiais esportivos em geral saem para passear. Raquetes diversas, bolas, equipamentos de lutas, pranchas, óculos de natação, tudo deve ter endereço certo, e de preferência perto da saída!

Dica: que tal manter junto aos materiais esportivos os materiais de manutenção desses equipamentos? Coloque junto o álcool diluído em spray para os equipamentos de luta, a parafina da prancha, o antiembassante do óculos e assim por diante. Seja prático!

 

Pergunte-se como fazer o que você gosta sem deixar uma bagunça depois 

 

Gosta de ler no banheiro? Invista em um revisteiro ao lado da bacia. Tira os sapatos ao entrar em casa? Que tal um banco com nicho embaixo para deixá-los, e ainda com pantufas ou meias com borrachinhas esperando você chegar em casa? Gosta de colocar os pés no sofá? Que o sofá esteja preparado para isso e você desfrute dele como gosta… ele é seu! Capa, manta… o que for, desde que você possa relaxar e desfrutar da SUA casa! Só recomendo consultar os demais moradores se quiser colocar um microfone com amplificador junto do chuveiro… :)

 

Galeria de artes 

 

Quem tem crianças em casa sabe: a produção artística é em larga escala e os pequenos egos adoram ver seus trabalhos expostos. Escolha um lugar não tão reservado assim e crie sua galeria. Uma ideia que eu uso e tem funcionado bem, é esticar em um corredor ou hall, uma espécie de varal na parede.

Como funciona? São várias linhas paralelas em diferentes alturas, fixas a parafusos na parede, em que as “obras” são penduradas com prendedores de roupa e na medida em que são produzidas mais obras de arte, a composição vai sendo recriada.

 

Nada de endereços intermediários

 

Nada como morar perto do trabalho, trabalhar perto de casa… Pois então, toalhas, do varal direto ao banheiro. Lençóis e cobertores, direto para o quarto. Papel higiênico, do supermercado já para os banheiros. Petiscos para a sala. Cerveja para a varanda.

Defina os endereços das coisas já no local onde serão usados e reduza o transito na sua casa!

 

Quebre seus paradigmas!

 

Olha, pra mim esta solução é tão simples e ge-ni-al, que não poderia deixar de trazer pra você. Pode ter certeza de que eu vou aplicar na minha casa! Meus filhos tiram os sapatos imediatamente ao entrar em casa, esteja frio ou calor.

Achando que estava organizando a situação, coloquei um banquinho para sentarem para isso e embaixo dele moram os tênis da escola e os crocs… e fica bagunçado mesmo assim!

Se eu parasse para pensar, sem preconceitos, perceberia que a morada dos calçados dos meus filhos tem que ser junto à entrada. Ponto! Olha que sacada nestas fotos, que peguei com todo respeito da Jennifer Jones:

image-62

 

Viu como pode ser fácil e simples manter sua casa organizada? Adote as dicas acima, planeje-as antes mesmo da mudança, se possível ainda no projeto, e tenha mais tempo para desfrutar sua nova casa!

Se você tiver alguma outra dica bacana, nos conte nos comentários! Eu e os demais leitores também queremos saber!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>