Paginação de pisos

Paginação de pisos: o que é?

 

Trata-se da primeira etapa da colocação dos pisos e revestimentos da sua casa: fazer o planejamento necessário para distribuir as peças do seu piso de forma harmônica e ao mesmo tempo otimizando a compra do material.

 

Colocando no papel

 

Muito importante para uma boa paginação é colocar na planta. Desenhar mesmo, cada peça a ser assentada. Ainda mais se você pretende fazer algum desenho ou misturar diferentes materiais, padronagens ou tamanhos de piso.

As primeiras informações para uma boa paginação são as medidas. Não só do ambiente como das peças a serem aplicadas em seu piso. E muito cuidado para não esquecer a espessura de rejuntes quando houverem!

 

Todos os revestimentos

 

Mesmo chamando paginação de pisos não significa que se aplique apenas ao chão. Revestimentos nas paredes ou até no teto, também precisam ser paginadas antes mesmo de comprar o material. Só a correta paginação permitirá um cálculo certinho das quantidades a serem adquiridas.

 

Diversificando seu piso

 

Você não precisa se prender a somente um tipo de piso para a casa inteira. Nem sequer para um ambiente inteiro.

Pode usar o piso como decoração também, fazendo desenhos com as peças. Um bom exemplo de peça que fica bonito para fazer uma montagem assim é o ladrilho hidráulico, que voltou com tudo!

Também pode ficar super bacana misturar tipos diferentes: madeira com pedra, pastilhas de vidro, porcelanato, cerâmicas rústicas… as possibilidades são infinitas!

paginacao-piso-banheiro

 

Peças iguais ou diferentes

 

O estudo da paginação é tão importante para um “patchwork” de ladrilhos hidráulicos multicoloridos quanto para um ambiente composto de todas as peças iguais e lisas. Se forem retangulares, por exemplo, existe uma infinidade de possibilidades de arranjos. Veja nestes desenhos alguns exemplos.

paginação-tipos

 

Dividindo ambientes

 

Use diferentes tipos de piso para delimitar ambientes. Se você tem uma sala-cozinha, por exemplo, pode colocar um tipo de piso na cozinha e outro na sala para ter uma divisão de ambientes que permita o fluxo e interação.

E essa divisão não precisa nem ser brusca do tipo: aqui termina a cozinha e começa a sala. Você pode fazer uma espécie de degradê e ir fazendo essa transição aos poucos mantendo o tipo e a orientação do piso, mas variando na cor.

 

copacabanaMovimento

 

Você não precisa se prender somente a formas retangulares o quadradas no desenho. Esses murais ou tapetes podem criar desenhos com curvas, dando a sensação de movimento. O que cai muito bem para grandes áreas.

Lembra do calçadão mais famoso do mundo, o de Copacabana? Pois ele é um ótimo exemplo de como dar movimento usando peças quadradas. Aliás, ele também é um exemplo de paginação de piso com pedra portuguesa, o que vai muito bem para áreas externas e até internas! Com essas pedrinhas dá par criar muitos desenhos!

 

Para que serve: a primeira peça

 

Se você tem em mãos um projeto de paginação vai ver que além do desenho e orientação das peças também está indicado qual peça deve ser assentada primeiro e a seqüência a seguir.

Essa indicação pode aparecer com a peça em questão contornada com uma linha mais grossa ou até com indicação numérica mesmo. É essencial que o profissional siga os desenhos e os sentidos corretos de assentamento para garantir a paginação correta.

 

Impacto no custo da obra

 

Material – definir previamente a paginação dos pisos garante que você não comprará nem mais nem menos do que a quantidade de material necessária.

paginacao-piso-beges

Mão de Obra – com a paginação em mãos, os profissionais não perdem tempo discutindo como fazer o assentamento nem correm o risco de descobrir um erro no meio do processo e ter que começar tudo de novo. No que diz respeito a mão de obra, como disse acima, tempo é dinheiro!

 

Como você pode ver, mais uma vez, planejar previamente trás muitas vantagens e, principalmente, tranquilidade pra você durante a obra. A paginação não poderia ser diferente, e com o adicional de que pode se tratar de um dos materiais mais caros da sua obra e, sem dúvida, um dos mais visíveis depois!

Uma última dica: a maioria das grandes marcas de pisos oferecem projetos de paginação gratuito, personalizado mesmo. Alguns até pela internet! Não recomendo que você escolha seu piso em função disso. Mas depois de escolhido, consulte o fabricante e capriche no visual dos pisos da nova casa!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *