painel-tv-2

Painel para TV: mais que um simples suporte

As novas TVs fininhas cada vez mais estão indo parar fixadas à parede. Mas como fazer para esconder os fios? O painel para TV veio para solucionar esse problema. Mas com o tempo acabou conquistando seu lugar ao sol como elemento decorativo a valorizar o ambiente, e não apenas como suporte para eletrônicos.

Veja aqui ideias para que seu painel para TV seja moderno, criativo e valorize ainda mais a sua casa!

 

Tipos de painel para TV

 

Com racks e módulos

 

painel-tv-5

É muito comum ver em lojas de móveis aqueles painéis para TV que são inteiros com rack e módulos de acompanhamento.

Mas muitas vezes esse “combo” não compõe bem na casa da gente: parece que não combina, fica muito básico, muito igual à foto do encarte e a gente já começa a detestar.

Parte desse problema pode ser evitado se antes você prestar atenção às dimensões do seu ambiente. Se a parede em que você vai instalar sua televisão é muito grande, esse “combo” de painel mais racks e módulos prontos no meio de toda a parede pode ficar desproporcional.

 

Painel inteiro

 

painel-tv-3

Uma opção para paredes muito grandes é fazer sob encomenda um painel que tenha a altura de todo seu pé direito.

Pode até ser do tamanho da parede inteira. Apenas cuide para que o acabamento das laterais esteja bem feito e esconda bem toda a fiação.

O mais garantido e barato é criar um faixa vertical com o painel que tenha a altura completa do pé direito da sua sala e esse painel deve ser mais largo que a sua televisão, senão fica desproporcional.

Com esse tipo de painel, você pode “espalhar” racks e módulos por toda a extensão da parede e deixar assim tudo mais harmônico e equilibrado. E ainda brincar à vontade com o acabamento do painel, podendo até aplicar papel de parede ou texturas, ou mesmo deixar em madeira crua.

 

Giratório

 

painel-tv-4

Se você tem dois ambientes como sala e quarto que podem ser divididos pelo móvel da TV, existe a opção do painel giratório. Assim você poderá aproveitar a mesma televisão para os dois ambientes.

A parte giratória é só aquela à qual a televisão é fixada. O entorno pode tanto ser um móvel que contenha o painel giratório quanto a divisão de ambientes que você preferir, a depender da privacidade que você deseja para cada um.

Neste caso, tenha cuidado para não exagerar e chegar a um resultado muito extravagante, destoando do resto da casa. É preciso uma boa mão de obra e projetista para fazer o design certo e não jogar dinheiro fora.

 

Novos usos para o painel de TV

 

Se você já adquiriu um desses painéis de madeira prontos e se arrependeu depois, não se preocupe, pois pode aproveitá-lo para outros usos decorativos.

Uma ideia bem original é fazer dele um apoio para um jardim vertical. Instalando floreiras nele você consegue transformar qualquer espaço da sua casa em um pequeno jardim aproveitando algo que você não quer mais na sua sala de TV.

Outra forma de reaproveitar é usá-lo como display. Você pode usar seu antigo painel para TV para dispor itens de coleção ou ainda dar aquela reforçada na organização da cozinha e pendurar panelas e outros utensílios.

Ele pode ir ainda para seu closet e organizar acessórios, calçados e tudo mais que você precisar bem exposto para não se perder.

Bastam alguns ajustes simples para o seu antigo painel para TV se tornar outro item e ir parar em outro canto da sua casa com uma função diferente.

 

painel-tv-6

 

Materiais alternativos

 

painel-tv-pallet

Seguindo essa tendência de reaproveitamento, você já pensou que seu painel para TV pode ser de outros materiais?

Madeiras de demolição e pallets usados podem se tornar painéis criativos e únicos. Basta ter cuidado para harmonizar o ar rústico desses materiais com o resto da decoração.

 

O painel para TV está sendo usado cada vez mais para compor a decoração e menos para esconder os fios. Essa tendência vai na contramão dos painéis prontos e pedem personalização. Com criatividade, com um simples painel para TV você pode transformar sua sala em um ambiente único, deixando sua casa ainda mais charmosa e com a sua cara.

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>