pe-direito

Pé-direito

Nada a ver com o seu humor ao amanhecer, embora um pé-direito muito alto possa deixar seu quarto frio e fazer você amanhecer com o pé-esquerdo!

Pé-direito em construção nada mais é que a altura interna entre piso e teto acabados. Detalhe importante, embora bastante esquecido, interfere em vários aspectos da casa, entre eles:

 

Conforto térmico e climatização

 

O ar quente sobre e o frio desce, certo? Como não costumamos flutuar pela casa, precisamos das temperaturas mais confortáveis na faixa do chão até uns dois metros de altura.

Essa simples constatação garantirá decisões certas quanto às alturas de pé-direito da sua casa. No frio prefira pé-direito baixo, senão até seu sistema de aquecimento conseguir aquecer essa faixa mais baixa você já vai ter congelado!

Por outro lado, no calor é até melhor o pé-direito alto! O ar quente vai subir e deixar o mais fresco na altura das pessoas. Se tiver algum vão lá em cima então, para o ar quente sair e deixar mais ar fresco entrar por baixo, melhor ainda: efeito chaminé! Veja neste artigo uma idéia bacana para usar esse recurso. Com isso, demora mais para ligar o ar condicionado e quando ligar, o ar geladinho vai ficar naturalmente na parte de baixo, inclusive protegendo você das irradiações de calor vindas do teto exposto ao sol.

Desnecessário dizer que, portanto, o pé-direito afetará o consumo de energia da sua casa, caprisce?

 

Número de degraus – e portanto o tamanho – de escadas

 

Um degrau de escada confortável tem entre 15 e 17cm de altura. Se é assim, quanto mais alto o pé-direito do andar de baixo do seu sobrado, mais degraus e mais espaço vai ocupar a escada!

Em espaços mais limitados, este efeito colateral do pé-direito não pode ser esquecido. Lembrando que a solução é usar o pé-direito maior em áreas que só têm um andar: é comum que o andar de cima seja menor que o de baixo, por isso, se você gosta de um pé direito duplo, há oportunidades no térreo!

 

Iluminação natural

 

Quanto maior o pé-direito, maiores as paredes, não é mesmo? Ou seja: mais espaço para janelas! Se você quer uma casa luminosa e ensolarada, o pé-direito alto só irá melhorar as condições para isso.

Aproveite, mas sem esquecer de uma conseqüência depois que estiver morando: a limpeza das janelas muito altas pode ficar difícil e por isso ser eternamente adiada. Sua bela janela em pé-direito duplo pode assim se transformar num elemento sujo e feio… o que não acontecerá se você tiver esse problema em vista ainda no projeto: deixe previsto um acesso fácil para limpar. Aliás, fácil e seguro, não esqueça!

pe-direito-duplo

 

Custo da obra

 

De novo: quanto maior o pé-direito, maiores as paredes, certo? Portanto… mais tijolos, mais cintas, mais reboco, mais pintura, mais revestimento, mais mão de obra… percebeu, né? Nada contra. Só tenha isso em mente e decida consciente!

 

Prazos da obra

 

Pelo mesmo motivo: mais tudo isso que citei no item anterior… leva mais tempo! Como estão seus prazos?

 

Manutenção e limpeza

 

Aqui quero chamar a atenção, de novo, para o acesso a coisas altas: janelas, lustres, aquelas teiazinhas de aranha que se formam nos cantos entre tetos e paredes… Mais uma vez: nada disso é impeditivo! Pelo contrário, se você deixar os acessos para manutenção e limpeza já previstos de antemão, eles nunca serão um problema. Fique espero no projeto e pronto!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>