casa-de-campo-1

Pensando em construir uma casa de campo? 10 perguntas a se fazer antes de decidir

Diferente de construir uma casa para morar, a Casa de Campo demanda outro tipo de reflexão e outros pontos a analisar. Saber quais são estes pontos pode ser decisivo para escolher entre construir um imóvel, comprar ou alugar para temporada.

 

Casa de Campo para trabalhos criativos?

 

 Você está buscando aquele refúgio pra poder se concentrar em um trabalho, longe do agito dos centros urbanos? Se esse trabalho usa materiais variados ou volumosos, para não ter que ficar levando e trazendo pode valer a pena.

Construa ou compre se for um trabalho contínuo, pois se for algo para um ano ou menos, vale a pena avaliar um aluguel.

 

Lazer mais barato?

 

Você busca na casa de campo uma opção mais econômica de viagem e lazer para os finais de semana? Se sua motivação for esta, avalie bem, na ponta do lápis, pois a casa de campo precisa de manutenção mesmo quando você não usa e isso tem um custo.

 

Como será feita a manutenção?

 

Se o objetivo é usar sua casa de campo para descansar, talvez você não queira ficar cortando grama, trocando telhas quebradas ou correndo atras de um eletricista para arrumar a bomba da piscina no final de semana. Ou não vai se importar?

Na região que você tem em vista, tem profissionais próximos? Confiáveis? Você poderá contratar à distância?

 

Você vai ter um caseiro?

 

Você tem alguém em vista, ou na região há disponibilidade? Quanto vai custar?

Se você não se importa com chegar na sexta à noite para tirar o pó, limpar a piscina no sábado cedo e cobrir tudo de novo no domingo antes de voltar pra casa, ou se sabe que terá um suporte apropriado na sua ausência, ótimo!

campo-detalhe

 

Rotina ou novidades?

 

Você vai construir num condomínio na montanha, onde já conhece alguns vizinhos ou sua família também vai construir lá? Os finais de semana prometem encontros na varanda, fondues, momentos de lazer e descontração com a família? Se você curte essa repetição, vá em frente!

Mas se vocês gostam de aventura, conhecer lugares novos, culturas diferentes, pense bem. Existe o risco de você deixar de fazer isso por se sentir na obrigação de “aproveitar o investimento” da casa de campo, ou porque gasta todo seu dinheiro de lazer na manutenção dela.

 

Vai ter animais de estimação?

 

Se pensar em ter animais na propriedade, quem vai cuidar? Eles vão e voltam junto com você todas as vezes? Como serão essas viagens com seus pets? Eles enjoam no carro? E se quiser parar para jantar na estrada, eles esperam no carro numa boa? Se eles forem morar na casa de campo, certifique-se de que haja espaço adequado para eles e como será feito o manejo na sua ausência.

 

Quais serão suas necessidades de climatização?

 

Em quais épocas do ano você pretende utilizar o imóvel? Casas de campo tendem a ser em lugares mais frios, por isso uma lareira ou outro sistema de aquecimento pode ser essencial. Que energia você usará para aquecer sua casa? Há disponibilidade dessa tecnologia na região, inclusive assistência técnica e peças de reposição?

Se a casa será utilizada com prioridade em dias quentes, o projeto deve garantir uma boa ventilação. Serão necessárias outras tecnologias para refrescar os ambientes? Faça as mesmas perguntas que fez para o aquecimento.

 

Como será aquecida a água?

 

Regiões serranas são mais frias e água quente pelo menos para o banho se torna essencial. Sistemas de aquecimento requerem manutenção e de vez em quando uma assistência técnica. Como é o acesso a esses recursos na região onde você pretende construir? Aliás…

 

Tem rede de energia elétrica?

 

Ou você precisará gerar sua própria energia? A região é favorável a geradores eólicos ou fotovoltaicos? E assistência técnica para esses equipamentos?

casa-campo-det

 

Como você se relaciona com a limpeza da casa?

 

Se a casa estiver próxima a uma rua de terra, são grandes as probabilidades de ser invadida pelo pó em tempos mais secos. Por outro lado, em dias de chuva a entrada da casa será invadida por sapatos enlameados. Avalie como você vai lidar com isso antes de decidir, para seus finais de semana de descanso não se tornarem mais um momento de estresse. Veja aqui algumas dicas para minimizar os esforços com limpeza da casa.

 

Como você se relaciona com seu carro?

 

A depender do tipo de acesso a sua casa de campo, o carro voltará para a cidade coberto de pó, ou de lama! Se você for do tipo que não suporta uma sujeirinha no para-brisa, avalie se esta preparado para essa situação.

Ter um carro adequado para estradas mais precárias pode se tornar uma necessidade dependendo de onde for construir. Pense se está disposto a investir também em uma picape ou outro utilitário próprio para esse tipo de terreno. Avalie o risco de ficar preso em casa por conta da falta de mobilidade.

 

Você curte um isolamento ou precisa de serviços próximos?

 

É importante que você se familiarize com a região antes de decidir investir.

Saber com os futuros vizinhos sobre segurança, se a região tem problemas em épocas de fortes chuvas, se o inverno é muito rigoroso, se eles têm acesso a telefone e internet (pode ser decisivo se sua profissão exigir atividades “home based”).

Conheça a estrutura da cidade mais próxima ou do comércio da região e descubra se será necessário fazer viagens longas pra fazer uma simples compra de supermercado ou farmácia. Primeiro atendimento biomédico também pode ser necessário.

 

Ponderando todos estes pontos, você aumenta as chances do seu sonho da casa de campo não acabar se transformando num pesadelo. Reflita, estude bem e tome sua decisão com sabedoria.

Tem alguma outra questão que você acha importante e esqueci neste artigo? Compartilhe nos comentários para todos aprendermos com a sua experiência também!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>