pergula

Pérgula

Ou pérgola, ou pergolado…

São travessões geralmente paralelos, instalados na altura do teto em áreas externas. Como se fosse uma varanda sem telhas.

Trata-se de um elemento arquitetônico bem funcional quando utilizado adequadamente. Se você tem, por exemplo, um jardim que precisa de sol e chuva, mas não quer que o sol entre pelas janelas da casa que estão junto a esse jardim, a pérgula fará essa proteção. Quando o sol está alto, atinge o jardim, e quando se inclina pára na pérgula.

Esta proteção contribui para o controle natural de temperaturas e luz na sua casa, o que interfere positivamente no consumo de energia e na sensação de conforto na sua casa.

O efeito é regulado pela combinação de três características: a distância entre os travessões, a altura de cada um deles e o posicionamento em relação ao sol.

pergolado

A pérgula pode ser constituída de qualquer material que consiga vencer o comprimento desejado com segurança: concreto armado, vigas de madeira, ferro, alumínio, bambú… já fiz até de pontaletes de eucalipto rústicos (aqueles que costumamos usar para escorar lajes que estão secando ou andaimes de madeira, bem baratos); descascamos, demos uns banhos de óleo de peroba e pronto. Ficou aquela meia-sombra gostosa e com cara de Novo México.

garden-pergolado

Experimente um material que combine com o estilo da sua casa, peça ao autor do seu projeto para calcular direitinho a inclinação dos raios do sol nas diferentes épocas do ano e você terá sombra e sol nas épocas e horários em que você determinar. Se quiser, deixe uma trepadeira aproveitar a estrutura (que tal colher uvas em casa?) e agregue assim mais um item de charme a sua casa!

You Might Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>