persianas-destaque-1

Como usar persianas na decoração

Persianas são uma espécie de versão mais moderna das cortinas, com algumas funcionalidades interessantes a mais.

Item de decoração que vai bem em vários ambientes, as persianas são encontradas em diversas opções de modelos e materiais. Não é a toa que se tornaram tão populares, não é mesmo?

 

Luz e sombra

 

A funcionalidade que diferencia as persianas é o controle que se tem da luz e da insolação, que são coisas diferentes.

persianas-luz

Como o ângulo de abertura das paletas é regulável à vontade, qualquer que seja a posição dos raios de sol entrando no ambiente, você tem controle total de quanta luz quer que entre. Mas não só isso. Você também controla a insolação que penetra, os raios solares diretos que atingem as superfícies da sala.

Por exemplo: naquele horário da manhã em que o sol é tão charmoso, mas os ultravioletas, que dominam a insolação matinal descolorem  tecido do sofá ou as gravuras na parede, você pode perfeitamente impedir a entrada dos raios diretos, sem por isso escurecer a sala nem perder a vista do jardim lá fora, e nem impedir a entrada da brisa matinal!

persianas-sombra

Modelos de persianas

 

São dois os modelos básicos de persianas: as verticais e as horizontais. Em geral, horizontais são usadas para aberturas menores. As verticais podem ser usadas em portas e janelas grandes, principalmente pela maior facilidade em abrir toda a altura de uma vez e sem precisar abrir totalmente a largura.

persianas_vertical

Já as horizontais são usadas para janelas menores, pois para abrir totalmente no sentido vertical é preciso abri-las inteiras, não permitindo um fechamento parcial para essas situações.

 

 

Diversidade de materiais

 

As persianas em tecido de poliéster são uma boa opção se você quiser permitir que penetre um pouco de luz no seu ambiente, mesmo com a persiana fechada.

persianas_tecido

Mas se na sua casa há pessoas alérgicas não precisa se preocupar! Há persianas de alumínio, pvc e até de madeira que não acumulam tanta poeira. Por serem materiais mais opacos, essas bloqueiam bem mais a luz quando fechadas, então são boas opções para dormitórios.

persianas-madeira

Outros materiais como bambu e palha são bem mais leves e atribuem um aspecto mais natural.

Esses materiais ficam bem tanto na sala quanto no quarto. Já se você quiser para uma área úmida como cozinha ou banheiro, é melhor optar por um material menos poroso para não absorver tanta umidade nem gordura, como o pvc ou alumínio.

 

Harmonizando a persiana no ambiente

Persianas são bem coringas e ficam bem em qualquer tipo de ambiente, mas preste atenção em algumas dicas para garantir uma harmonização perfeita:

  • Assim como as cortinas, e principalmente se você deseja controlar bem a iluminação natural, sempre meça a persiana com uma largura maior que a janela. (Veja instruções NESTE ARTIGO sobre cortinas)
  • Não deixe sua persiana arrastando no chão ou sobre móveis junto à janela
  • Se o ambiente for muito neutro, uma persiana colorida é uma boa aposta! Por outro lado, se a decoração já for muito chamativa, uma persiana mais neutra pode compôr melhor.

Uma boa aposta para usar persianas sem deixar sua casa com cara de escritório, é combina-las com cortinas. Você pode instalar as persianas só dentro do vão da janela e adicionar a cortina normal ou “enquadrar” a persiana com a cortina, veja:

persiana-mista

Essa combinação fica melhor em persianas mais delicadas, como as de bambu, para harmonizar com o tom mais clássico da cortina. Além disso, cuide para que o tom da persiana converse bem com a cor ou estampa da cortina para que as duas não fiquem competindo por atenção individualmente.

 

Limpeza

 

Assunto que assusta um pouco quem ainda não está acostumado a usar persianas, sabendo fazer, a limpeza se torna simples. O grande segredo está em não descuidar e deixar acumular muita poeira, para não manchar nem precisar de uma lavagem mais molhada.

Para isso, existem espanadores e esponjas próprias, além do velho aspirador de pó. Se você prefere usar apenas um pano eletrostático, que “puxa” o pó, basta fechar totalmente a persiana para um lado e passar o pano sempre no sentido das paletas. Depois feche totalmente do outro ado e passe o pano no sentido oposto.

 

Esta rotina segura com freqüência adequada é suficiente para manter as persianas sempre limpas e bonitas.

 

As persianas são muito modernas, vão bem em qualquer estilo de casa. Você pode usa-las tanto numa decoração mais clean e neutra quanto uma mais aconchegante. Elas também são mais práticas e mais amigáveis para os alérgicos. Por tudo isso é que as persianas podem ser uma ótima opção para a sua casa.

You Might Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>