piso-laminado-1

Piso laminado: como escolher o seu

Pisos laminados são um sonho para quem procura um piso lindo e aconchegante sem gastar muito e principalmente com instalação rápida e limpa. Mas como qualquer material, existem diversos fabricantes e linhas, e é preciso avaliar vários aspectos para escolher o mais adequado para sua casa! Então confira este artigo e tire suas dúvidas!

Primeiro vamos entender melhor os tipos de laminado que existem no mercado. Há, por exemplo, aqueles que são colados ao contra-piso – o piso bruto da sua obra – e os chamados flutuantes, que não precisam ser fixados ao chão.

Se você está pensando em mudar a cara de um ambiente que já tem outro piso fixo, pode aplicar o laminado flutuante sobre ele sem quebrar nada! As réguas – ou lâminas – se encaixam por sistema macho e fêmea. Alguns tipos requerem cola apenas para fixar esse encaixe.

 

Quente 

 

Os laminados não são necessariamente madeira bruta como um assoalho ou parquet, mas nem por isso deixam de ser quentinhos. Eles apresentam um conforto térmico melhor em comparação aos pisos frios de cerâmica, por exemplo. Ideal se você mora em uma região mais fria.

 

Silencioso? Depende

 

Os pisos laminados absorvem melhor os ruídos do ambiente, ao contrário dos porcelanas, como você pode ver neste artigo. Nesse sentido, são melhores para quem gosta de ouvir música mais alto ou reunir muita gente pra conversar.

Mas se você quer instalar laminados em apartamento ou no andar de cima do seu sobrado, pense bem se você ou as demais pessoas que vão morar usarem calçados com saltos mais duros, sejam femininos ou masculinos. Os ruídos dos passos são ampliados pelas réguas, ainda mais se forem flutuantes. Esse efeito é bastante amenizado com a instalação de manta acústica sob as lâminas, mas não totalmente. Se no andar de cima, por exemplo, vocês costumam usar só pantufas e meias, tudo bem. Senão, escolha assumindo este pequeno contratempo, ok?

 

Mantas

 

Aliás, as mantas são fundamentais para uma boa qualidade futura do seu piso laminado. Além de manta acústica existem outros tipos específicos para se encaixarem no seu caso. A manta acústica é ideal se você não mora em pisos não térreos, já se você mora no piso térreo ou vai aplicar seu laminado sobre outro piso, verifique uma específica para o seu caso, para proteger seu laminado da umidade, por exemplo.

piso-laminado-2

 

 

Cuide com carinho

 

Os laminados possuem várias camadas e a mais superficial funciona como uma espécie de película que protege o piso de riscos e abrasão. Mas mesmo assim há mais perigos de danificar um laminado do que um porcelanato se você instalá-lo em áreas de muita circulação ou com móveis que você vai precisar arrastar. Proteja os pés dos móveis com pedacinhos de feltro para não riscar seu piso.

Outro cuidado importante é não molhar seu piso! O laminado absorve menos água que a madeira bruta, mas também é sensível a inundações! Evite instalar laminados em áreas úmidas como banheiros e cozinhas para evitar dores de cabeça e prejuízo.

 

Limpeza sem esforços!

 

Para limpar também nada de água. Aspirador de pó, vassoura de cerdas macias e um pano levemente úmido bastam se você quer deixar seu piso limpo e protegido por anos.

O velho costume de encerar não é necessário em pisos laminados, por causa daquela película protetora que já dá brilho. Há ainda produtos específicos para preservar o brilho e ajudar a conservar. Nada de esfregar ou usar abrasivos para não danificar a película que o protege de riscos e abrasões. Para manchas mais pesadas, um pano levemente molhado com álcool já resolve.

 

As fraquezas do piso laminado

 

  • Se você pretende aplicar piso laminado num ambiente onde haverá armário embutido, instale o piso DEPOIS do armário. Se o armário for aplicado sobre o piso, seu peso impdirá a dilação natural do piso, que acabará “estufando”,
  • Não deixe que nada úmido fique em contato por longo tempo com seu piso, como vasos plantados de cerâmica e
  • Proteja seu piso laminado do sol direto contínuo, pois vai descolorir e ficarão marcados tapetes e móveis que o protegeram.

 

Instalando um laminado

 

A instalação do piso laminado é seca, bastante limpa e rápida. Ainda assim, para uma instalação bem feita você vai precisar de profissionais especializados para não ter problemas depois.

A principal preocupação, além de armazenar as réguas direitinho em posição horizontal para não deformarem, é cuidar para sempre deixar um espaço de alguns centímetros entre o piso e a parede. Isso mesmo! Você pode até achar estranho aquele espaço que fica nas bordas, mas é importante para que quando a madeira dilatar naturalmente durante o dia a dia, seu piso não forme  aquelas “barrigas” e desníveis por ficar espremidos entre as paredes.

Mas não se preocupe, esse “vão” é completamente imperceptível depois instalar os rodapés, que são indispensáveis para esse tipo de piso. E há muitas opções de rodapés também! Você pode optar por um do mesmo tom do seu piso ou um que combine com a parede para alongar mais o pé direito do seu ambiente.

 

Combinando o laminado com a decoração

 

  • associar piso claro com móveis em tons claros também, conferem um ambiente clean e sofisticado sem perder o aconchego da madeira.
  • se você tem móveis escuros e quer ampliar o ambiente, opte por pisos em tons claros também.
  • o mesmo se você gosta de mobílias coloridas: para o piso não brigar com as cores da decoração é melhor optar por cores claras também.
  • se seu ambiente já é naturalmente amplo e bem iluminado, pode aproveitar a sofisticação do piso escuro.

 

Os laminados estão com tudo e não é por acaso. O piso laminado deixa sua casa sofisticada e aconchegante, seja sua decoração clássica ou mais moderna. Como se fosse pouco, ainda é simples, rápido e limpo de instalar. Então, pronto para aliar a beleza e facilidade de um piso laminado?

You Might Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>