Pisos de cerâmica em banheiros pequenos: 10 dicas para acertar na escolha!

Seu banheiro é pequeno e você tem receio de errar na escolha do piso de cerâmica? Não se preocupe, opções é que não faltam e com estas dicas seu banheiro ficará lindo e prático!

 

Menos é mais

 

Banheiros pequenos exigem pisos com peças pequenas. Dois motivos são suficientes, sem nem entrar na questão estética:

  1. peças pequenas exigirão menos recortes de peças, ou seja:
    • menos trabalho (e mais rapidez),
    • menos desperdício de material (e menor custo) e
    • evita a aparência de “remendado” dos pisos com excesso de recortes.
  2. com peças maiores é quase impossível acertar o caimento em direção ao ralo (veremos esta questão a seguir) em espaços pequenos.

banheiro-piso-pastilha

 

Pastilhas 

 

Seguindo essa linha de peças pequenas, o material que leva isso à risca são as pastilhas. De cerâmica ou de vidro, são bonitas e podem ser encomendadas mesclas de cores a seu gosto. Como se não bastasse, a instalação é super fácil!

 

Ampliando espaços: cores

 

Aposte em cores claras para promover uma sensação um pouco mais ampla ao seu banheiro.

Uma idéia bacana é apostar nas cores que remetem à água como azuis e verdes que que podem ser misturados. Também uma misturas de beges dá um tom bem neutro e remete à  areia da praia. Esses tons ajudam a diferenciar seu banheiro e fogem da monotonia do branco.

banheiro-piso-pastilha-praia

 

Ampliando espaços: linhas

 

Esse é outro truque que pode ajudar a dar a sensação de que seu banheiro é maior: incluir na paginação faixas ao longo do comprimento ou largura do banheiro.

Essas faixas podem ser de pastilhas ou cerâmicas em cor contrastante com o resto do piso, ou que imitem outro material ou textura. O que importa é valorizar as linhas: seguindo o sentido de maior comprimento do banheiro contribui para dar a impressão de um espaço maior.

 

Ampliando espaços: diagonal

 

Outro bom recurso para dar a impressão de que seu banheiro é maior é aplicar o piso de cerâmica na diagonal. Isso vale para todos os ambientes menores, inclusive a cozinha.

Essa também é uma boa dica para o caso do seu banheiro não estar com o esquadro muito certo, ou seja, as paredes não estão bem perpendiculares. O piso assentado na diagonal é excelente para disfarçar esses pequenos defeitos no esquadro!

Lembre-se que tem um preço: há mais recortes e perda de material. Mas se estiver muito evidente a falha no esquadro, sua satisfação é garantida!

banheiro-piso-diagonal

 

Imitações de madeira

 

Com a impressão digital, os porcelanatos hoje imitam bem demais a madeira. Não dá para negar que essas estampas atribuem uma sensação mais aconchegante ao banheiro!

Se você quer explorar isso, sendo pequeno seu banheiro recomendo apenas que prefira os padrões mais claros, para evitar uma sensação muito apertada ao ambiente.

banheiro-piso-madeira-b

Rejuntes

 

Se seu piso de cerâmica é homogêneo, um rejunte também claro vai ajudar a ampliar a sensação de espaço.

Já se for com estampas ou texturas muito coloridas, um rejunte na mesma paleta de cor evita o excesso de informação e poluição visual, que poderiam dar uma sensação mais apertada ainda.

Muita gente torce o nariz para o rejunte claro por que acumula mofo. Hoje isso pode ser facilmente evitado usando rejuntes apropriados e selando o piso. Além de evitar sujeiras, isso vai protejer seu piso de cerâmica da umidade.

Fuja do tradicional cimento branco e aplique rejuntes flexíveis, amplamente disponíveis no mercado brasileiro. Estes rejuntes duram muito mais tempo sem trincar, além de existir uma gama enorme de cores que ficam muito mais homogêneas que se preparadas na obra.

 

Caimento 

 

Talvez a preocupação mais importante no assentamento de pisos em banheiros seja sua inclinação. Como lavamos esse piso com água, é essencial que ele tenha inclinação adequada para que a água escoe para o ralo de qualquer ponto do ambiente. Isso facilita a limpeza e evita acúmulo de água em alguns cantos.

E esse caimento não precisa ser brusco, as peças cerâmicas vão levemente se inclinando em direção ao ralo.

 

Rodapés

 

O rodapé só é realmente necessário em banheiros com paredes sem revestimento, pois com o tempo a limpeza do piso vai marcando a parte mais baixa da parede. É um detalhe que dá um ar de maior capricho ao acabamento do piso de cerâmica, além de esconder eventuais espaços entre o piso e a parede.

Em geral é mais confiável você combinar o rodapé com o resto do piso de cerâmica. Não precisa ser igual ao piso, mas apenas na mesma tonalidade de cor. Se a intenção é ampliar a sensação de espaço, aposte em aumentar o que for mais claro: se a parede é mais clara, deixe sem rodapé ou use rodapé no tom da parede. Se o piso é mais claro, use rodapé no tom do piso.

Mas sendo um banheiro pequeno, prefira rodapé não muito alto, combinado?

 

Segurança

banheiro-piso-adesivos

Se você não quer abrir mão daquele piso lindo, mas muito liso, terá que tomar outras medidas para evitar escorregões.

A solução mais simples são os famosos tapetinhos para o box. Basta certificar-se de que não vai escorregar com o piso molhado. Os com ventosas geralmente anulam esse problema.

Mas se você quer abolir o tapetinho, há outras formas de evitar acidentes. Uma opção até divertida são os adesivos anti-derrapantes. Apenas tenha em mente que com o tempo, a umidade e o calor esses adesivos perdem a cola e começem a descolar.

 

Como você pode ver, é bem simples seguir estas dicas para garantir que o piso de cerâmica agregue sensação de espaço, aconchego e charme ao seu banheiro pequeno. Com elas em mãos, vá tranquilo escolher seu piso de cerâmica e deixe seu banheiro pequeno bem bonito e prático!

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *