borda-piscina-6

Pisos para bordas de piscinas

O verão chegando e se você pensando em fazer sua piscina? Já leu os artigos sobre tipos de piscina e montagem de piscina de fibra?

Então agora já deve ter pensado no piso que vai colocar ao redor dela. Quando a gente fala de pisos para bordas de piscinas, não é só a estética que é importante: segurança e conforto também são palavras chaves!

 

Critérios para escolher

 

segurança

 

O tipo de piso ideal para o entorno da área da piscina é aquele que não escorrega, pois é uma área que fica frequentemente molhada e você não quer ver ninguém levando um tombo, não é mesmo? O piso ideal deve ser daqueles bem antiderrapantes. Quanto menos liso, melhor.

 

conforto

 

Geralmente as áreas de piscina ficam descobertas e pegam bastante sol. Como vamos andar descalços, sentar e deitar na borda da piscina, é preciso tomar o cuidado de escolher um piso que não aqueça muito ao sol.

Existem muitas opções de pisos atérmicos, que são os que não absorvem o calor, ou absorvem muito pouco. E é nesse tipo que é preferível investir.

borda-piscina-2

 

estética

 

O piso em volta da piscina também sofre com o cloro da água da piscina. O cloro, combinado com o sol intenso,  contribuem para o desbotamento do piso também. Geralmente ele desbota em alguns pontos, principalmente os que têm mais movimentação e que acumulam mais água com cloro.

 

Tipos de piso

 

porcelanato ou cerâmica

 

Escolha as que tem mais textura, que são mais ásperas e comprovadamente anti-derrapantes. Existem tipos próprios para revestimento externo e de área de piscina e é esses que você deve preferir.

 

pedras naturais

 

São mais antiderrapantes e as pedras são tomé e mineira dão ótimas opções em termos de segurança. Granitos e mármores também podem ser usados, desde que brutos – sem serem polidos como aqueles usados em pias e pisos internos.

O grande problema das pedras é que absorvem muito o calor do sol e em alguns horários fica impossível andar descalço sobre elas.

borda-piscina-5

 

concreto e cimento

 

Os primeiros pisos já apresentavam grande segurança e conforto, mas hoje há novas tecnologias com adição produtos que os tornam ainda mais atérmicos e resistentes às manchas. Procure os cimentícios atérmicos de qualidade. São mais caros, mas vale o investimento: são os mais anti-derrapantes e o conforto térmico do piso é garantido. O mercado oferece várias cores e modelos específicos para bordas de piscinas.

 

agregados naturais

 

Esse tipo de piso mistura pedacinhos de diferentes pedras numa mistura que garante permeabilidade, deixando o piso bem seguro contra escorregões, resistência e conforto térmico.

 

agregados ecológicos

 

Esses pisos são um agregado de materiais que levam, entre outros produtos, materiais reciclados como restos de pneu, garrafa pet, etc. Eles são bem porosos e garantem bastante segurança, além de serem muito atérmicos.

bordas-piscina-4

 

decks de madeira

 

Se você optar por ter um deck ao redor da piscina alguns pontos devem ser levados em conta. Primeiro é a durabilidade do deck que deve ser feito com madeira resistente e ser impermeabilizado e envernizado para não estragar.

A madeira envernizada, embora seja super charmosa, fica muito lisa e escorregadia, aquece bastante ao sol e você deve assumir que terá que envernizar uma vez ao ano, pois por melhor que seja o verniz, não resiste muito tempo a tanta exposição a sol e água clorada. Sim, eu assumo: adoro madeira, mas para este uso não recomendo mesmo.

borda-piscina-3

 

 

Dimensionamento da borda da piscina

 

O piso ao redor da piscina não pode ser muito estreito, pois é área em que as pessoas irão circular. Mas também não precisa ser infinita.

Embora algumas prefeituras estabeleçam larguras mínimas para os pisos de bordas de piscinas, dificilmente você optará por menos, pelo contrário, a tendência é seja mesmo mais. O que normalmente ocorre é que você “emendará” essa borda com uma área maior de piso para lazer: o chamado DECK, nome que, ao contrário do que se acostuma entender, não se refere apenas a pisos de madeira.

Ao calcular seu tamanho, considere pelo menos estes critérios:

 

número de pessoas

 

Se você tem uma família grande, muitos amigos e pessoas que irá convidar para aproveitar a piscina, a área com piso ao redor deve ser maior. E se tiver muitas crianças, maior ainda, pois os pequenos adoram correr e brincar.

Por mais que todos gostemos da natureza, a experiência diz que a tendência nessas horas é que as pessoas prefiram ficar – brincando, conversando ou simplesmente tomando sol – sobre um piso a sobre a grama, por exemplo. Por isso pense nesse piso com tamanho suficiente para acomodar todo mundo.

 

mobiliário

 

Geralmente o entorno da piscina pede alguns acessórios: espreguiçadeiras, guarda-sol, mesas, área para churrasco, escorregadores, trampolins, etc. Pense primeiro em tudo o que você deseja para incrementar essa área. Assim fica garantido que haverá lugar para tudo.

 

pérgula

 

Se você pretende construir uma próxima à piscina, calcule o piso de forma que ela e a área de piso sem cobertura não disputem espaço. Veja NESTE ARTIGO mais dicas sobre pergolados.

 

Inclinação

 

Seja qual for o tipo de piso que você escolher, não descuide jamais da sua inclinação. As bordas da piscina devem estar SEMPRE inclinadas para fora da piscina. Nas brincadeiras vai

 

Para aproveitar bem sua piscina nem só a estética é importante. A segurança e durabilidade são fatores importantes na hora de decidir em qual tipo de piso investir para o entorno da sua piscina. Assim, você e sua família aproveitam essa área de lazer por muitos anos com segurança e sem dor de cabeça.

You Might Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>