plantas-carnívoras-pitcher-plant

Plantas carnívoras para um jardim exótico

As plantas carnívoras sempre despertam curiosidade e fascínio. não é a toa que são personagens em tantas animações do cinema! Elas são fascinantes, atrativas e com grande potencial paisagístico sim! Tudo que você precisa para deixar seu cantinho verde ainda mais atraente!

Mas afinal, o que são plantas carnívoras?

Apesar do nome essas plantinhas não têm dentes nem saem caçando por aí. Piadas a parte,  são plantas que produzem substâncias que atraem os insetos. Eles ficam presos e são digeridos quimicamente.

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Por que são carnívoras?

 

Esse tipo de planta surgiu em regiões de solo muito pobre ou muito ácido e desenvolveu essa artimanha de “caçar” insetos justamente em busca de nutrientes para sobreviver.

Isso não quer dizer que se você cultivar em solo adubado elas não vão precisar mais dos insetos. Não dá para ensinar as plantinhas a viver de outro jeito. Elas só sabem absorver nutrientes da digestão de suas presas.

 

Tipos de plantas carnívoras

 

Existem algumas formas básicas e duas são as mais populares:

 

Papa-mosca

plantascarnivoras-papamosca

Dionaea muscipula abocanha insetos em 3 décimos de segundo. Uma das únicas espécies de plantas capazes de se movimentar, é bem pequena (máximo 10cm de altura) e as folhas formam uma espécie de armadilha. É capaz de aprisionar até pequenos sapinhos e lagartixas.

 

Ascídios

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

É aquela que parece uma bolsa ou jarro com líquidos nas suas paredes e fundo. O inseto é atraído pelo perfume, cai nesse jarro e não consegue sair mais. As paredes internas são muito escorregadias e têm pêlos voltados para dentro, impedindo a fuga.

 

Cuidados ao cultivar 

 

O segredo para cultivar plantas carnívoras é simular bem o habitat natural delas. Isso vai depender da espécie que você escolher, mas algumas dicas são básicas para todas:

 

Solo

 

Use um substrato específico que é uma mistura de musgo, pó de xaxim, areia e eventualmente carvão para drenar melhor. É importante que a areia seja areia de rio que não tem muitos sais.

 

Luz e clima

 

Elas precisam de bastante luz e uma temperatura agradável. Algumas espécies precisam de estufa ou outros métodos que garantam luz e calor, como iluminação artificial direcionada a 30cm.

A temperatura pode variar entre 15° e 30° e o ideal é que elas peguem luz diariamente, então deixe em local com incidência de sol. Não tem problema cultivar em seu jardim de inverno, desde que seja bem ensolarado!

 

Regas

 

Elas precisam de bastante umidade, mas não se pode encharcá-las. O que se faz geralmente é deixar o ambiente úmido, a exemplo das orquídeas, por isso as estufas são ideais. Se você quiser cultivar em vasos é só colocar um pratinho com água embaixo.

 

Dormência

 

Esse é um período necessário em que as plantas descansam. É geralmente no inverno e elas precisam ficar sem água e passar um pouquinho de frio nessa época. É normal elas ficarem com aparência de morta: folhas secas e caindo.

 

Não alimente as plantas

 

Por conta própria elas chamam a atenção dos insetos e conseguem “caçá-los”. Apenas tome cuidado de ter suas plantas carnívoras em locais em que há insetos a disposição, nada de ambientes fechados com inseticidas.

Se você perceber que, apesar de estar em um solo adequando, com luz umidade e calor ideais, a sua planta carnívora ficou um pouco caída, aí sim pode ser que ela não esteja conseguindo insetos por conta própria. Você pode então colocar insetos vivos nas armadilhas dela.

 

Onde cultivar as plantas carnívoras?

 

Para manter o calor, luz e umidade nas quantidades ideias, as estufas são as melhores. Outra alternativa é cultivar espécies menores como as droseras em terrários. Mas aí você terá que fornecer os insetos para elas.

As min-estufas são bonitas e perfeitas para manter a umidade e temperatura, mas tenha cuidado para que seja aberta o suficiente para que os insetos tenham acesso fácil!

plantascarnivoras-miniestufa

Jardins externos são uma opção apenas se você conseguir simular muito bem as condições que as plantas encontram no ambiente original delas. Algumas plantas são bem resistentes e podem ser plantadas em vasos.

 

Principais plantas carnívoras para você cultivar

 

Dionéia

 

É a mais famosa, conhecida como “papa mosca”, e podem ser plantadas em vasos.

plantas-carnivoras-1

 

Droseras

 

Produzem gotinhas de um líquido que atrai e prende os insetos na sua superfície mesmo, sem outras estruturas especializadas.

plantacarnivora-Drosera_stenopetala

 

Sarracênias

 

Essas são aquelas em forma de tubo. Elas se adaptam bem ao clima brasileiro e já são bem cultivadas aqui.

plantascarnivoras-Sarracenias

 

Nepenthes

 

Precisam de muita umidade, mas nada de pratinho com água sob o vaso, pois isso pode fazer as raízes dela apodrecerem. O cultivo ideal dessas plantas é numa estufa mesmo.

plantascarnivoras-Nepenthes

 

 

As plantas carnívoras podem tornar o seu canto verde mais atraente. Quem não tem curiosidade de ver uma armadilha dessas plantas em ação? Se você se animou com a ideia, procure viveiro que tenha plantas carnívoras e siga essas dicas básicas para manter a sua plantinha exótica saudável e por mais tempo.

 

Para aprender mais:

fitofloral  Curso Fitoflorais: a saúde ao alcance do seu jardim!

 

 

 

iluminacao-paisagismo  Curso Iluminação de Paisagismo (online)

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>