Flores que gostam de sol

Em terraços ensolarados e jardins novos, em formação, parece difícil as plantas ornamentais resistirem a tanto sol. Mas há sim espécies coloridas que até gostam um sol de rachar! Elas suportam sol forte, secura e provam que é possível ter um jardim florido e colorido em qualquer situação.

 

Trepadeiras ainda mais floridas ao sol

 

Essas plantas ficam lindas sobre um pergolado, gazebos e ou outros suportes para trepadeiras como arcos. De quebra dão uma sombra bem agradável para você aproveitar o verão:

seteleguas-solSete Léguas (Podranea ricasoliana): trepadeira que cresce melhor sob o sol forte, solo rico e bem drenado.

 

 

 

 

Sete-Leguas

 

flor-primaveraBougainvile ou Primavera (Bougainvillea): pode crescer tanto como trepadeira quanto uma árore de pequeno porte, ou também como arbustos que podem ser podados, adquirindo uma forma mais organizada. Há espécies de várias cores diferentes e fica linda contra muros, cercas, sobre varandas ou emoldurando portões e janelas!

primavera-sol

 

flor-sapatinhodejudiaSapatinho de Judia (Thunbergia mysorensis): essa trepadeira tem as flores pendendo todas para baixo, parece que elas foram plantadas de ponta cabeça! Por elas crescerem assim, não dá para plantar contra muros, só em pergolados ou outras estruturas que permitam que as flores fiquem penduradas.

 

 

 

 

sapatinhodejudia-sol

 

flor-allamandaAlamanda (Allamanda cathartica): essa é outra que pode ser tanto trepadeira como arbustiva para plantas contra muros ou sobre varandas. Elas ficam bem fechadas quando estão com bastantes folhas e flores, então podem criar um cantinho de sombra todo especial no seu jardim.

 

allamanda-sol

Plantas para canteiros

 

Essas espécies crescem no solo e permitem soltar a criatividade para criar um canteiro super colorido e variado para seu jardim, mesmo sob o sol forte:

 

flor-agapantoAgapanto (Agapanthus africanus): além de florescer muito bem sob o sol forte, essa planta ainda resiste ao frio. Excelente para quem mora em regiões em que a temperatura varia muito durante o ano. Ele fica lindo tanto contornando o terreno quanto em canteiros espalhados pelo jardim e tem cores que variam desde azul e liláses até o branco.

agapanto-sol

 

flor-HemerocallisHemerocalle (flores do gênero Hemerocallis): essas plantas além de aguentar o calor, sol forte e tempo seco, ainda requerem pouca manutenção. São excelentes para você que não tem muito tempo para cuidar do jardim, mas não abre mão das cores fortes e variadas das suas flores.

 

 

hemerocallis-sol

 

flor-avedoparaisoAve do Paraíso (Strelitzia reginae): essa planta parece bem exótica, as cores e a forma dela parecem obras de arte moderna ou, como o nome diz, uma ave do paraíso. Ela sozinha já pode formar um canteiro exuberante!

 

 

 

 

avedoparaiso-sol

 

Para plantar em vasos

 

Terraços, decks, sacadas e varandas são locais onde não há outra opção senão os vasos. Veja algumas espécies que não só aceitam bem os vasos, como também quanto mais sol melhor!

 

AzaleiaBranca-solAzaléia (Rhododendron simsii): a azaleia pode ser plantada tanto em canteiros como em vasos ou jardineiras, as possibilidade são muitas e suas diversas opções de cores fortes são garantia de alegria e beleza!

 

 

 

 

 

Ageratum-vasoAgerato (Ageratum houstonianum): ela parece bem incomum, suas flores não tem aquela forma tradicinal que a gente está acostumado, mas são delicadas e com uma cor única. Fica um mimo plantada em vasos ou jardineiras.

 

 

 

 

 

 

begonia-vasosBegônia (plantas do gênero Begonia): essas plantas apresentam muitas variações, mas muitas mesmo! São diferentes formas e cores, com possibilidades para você diversificar o seu santinho verde. Elas crescem bem tanto em canteiro quanto em vasos ou jardineras.

 

 

 

 

 

lantana-vasosLantana (flores do gênero Lantana): a lantana pode ser cultivada tanto em vasos, quanto em arbustos e até arvorezinhas menores. Ela também apresenta uma grande variedade de cores que vai desde os tons alaranjados até de rosa.

 

 

 

 

 

Com o calor e o sol forte chegando a preocupação com o sofrimento das suas plantas vem junto. Mas não se desespere, a natureza nos presenteou com uma grande diversidade de plantas com as mais variadas formas e cores que podem ser usadas no seu jardim até mesmo sob um sol forte.

 

Para aprender mais:

fitofloral  Curso Fitoflorais: a saúde ao alcance do seu jardim!

 

 

 

iluminacao-paisagismo  Curso Iluminação de Paisagismo (online)

 

 

 

 

 

 

2 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *