Porcelanato: como escolher?

Muita gente prefere o porcelanato por causa da variedade e versatilidade. Tem porcelanato de todas as cores, texturas, desenhos e formas para todos os gostos e bolsos. Como se não fosse a facilidade de limpeza e manutenção, ele também pode ser usado em qualquer ambiente: da cozinha à sala, no piso ou na parede, muitas vezes é ele quem domina a casa inteira!

 

O calor do piso frio

 

Você pode ter pensado que errei ao escolher a foto deste post, mas foi de propósito! Quem diria que tudo aquilo é porcelanato? Pois é: graças à impressão digital, hoje a imitação de materiais naturais é quase imperceptível. E ainda aliando o ar aconchegante à praticidade do piso frio, nada melhor!

Mas não esqueça: o calor fica só na sensação visual, pois ao toque o porcelanato continua sendo muito frio. Se você mora em uma região em que o inverno não perdoa seja criterioso ao escolher os ambientes em que irá usa-lo.

 

Segurança

 

Aspecto importante ao escolher  seu porcelanato para cada tipo de ambiente. A maioria das linhas têm uma superfície muito lisa, por isso há risco de escorregões e acidentes. Não dá para deixar úmido ou molhado que é queda na certa! E se quiser colocar um tapete: cuidado! Não é qualquer tapete que fica seguro no porcelanato porque eles geralmente enrugam e deslizam sobre o piso se não tiverem proteção antiderrapante de qualidade. Ou seja: crianças e idosos, longe de porcelanato molhado e tapetes sem proteção, certo?

 

Acústica

 

Uma outra questão envolve a boa convivência: o porcelanato não absorve muito barulho. Pelo contrário, liso e duro este material reflete o som. Por isso os ambientes com porcelanato no piso e nas paredes reverberam os sons, amplificando e distorcendo quando há muita gente falando ao mesmo tempo ou música alta (ou cães latindo), por exemplo. Tenha isso em mente ao escolher seu revestimento e onde vai aplica-lo.

 

Comprando porcelanato

 

Decidiu que quer colocar porcelanato na sua casa? Agora a dúvida é escolher o tipo, já que existem tantas opções de estilo e preço.

Existem os porcelanatos de classe A que geralmente não apresentam nenhum defeito de fabricação, com o lote praticamente todo uniforme. Esses são mais caros.

Há também os de classe C que se você olhar mais de perto vê alguns defeitinhos. Esses são mais baratos, mas você corre o risco de na hora colocação ver que alguns ficaram desnivelados e com defeitos demais. Alguns têm garantia de fabrica, outro não, então certifique-se com o vendedor para não sair no prejuízo depois.

Outra coisa importante para você prestar atenção na hora de comprar é em relação à resistência do porcelanato. Afinal, você não quer que em pouco tempo seu piso comece a ficar todo lascado, não e mesmo? Pois então, existe uma classificação chamada PEI que vai de 0 a 5 e mede a resistência de superfícies esmaltadas em relação ao desgaste. Quanto mais alto o PEI, mais resistente. Mas isso não quer dizer que você vai ter que colocar uma porcelanato super resistente em toda a casa! Em paredes, por exemplo, você pode colocar um que não tenha resistência nenhuma e em locais com menor circulação pode colocar um com pouca resistência.

 

Combinando ou descombinando?

 

Isso depende muito do seu estilo. Há quem prefira seguir uma linha mais moderna e brincar com contraste: piso claro com móveis escuros ou piso escuro com móveis claros. Pode brincar também de misturar estilos e fazer detalhes com outros tipos de porcelanato ou revestimento.

Já se você curte algo mais clássico e prefere deixar um ambiente todo no mesmo tom, opte por tons claros para ter um efeito de ambiente mais amplo e clean, principalmente na cozinha e no banheiro.

Para ter um acabamento mais completo, você pode colocar roda pés, mas saiba que também existem várias opções de materiais para isso! Se você quer mais versatilidade e melhor custo benefício, opte pelo de poliestireno que não é tão caro e não estraga fácil, você pode até lavar com água! Ele já vem na cor branca, que combina com praticamente qualquer tipo de porcelanato, mas você também pode pintá-lo.

 

Como colocar meu piso?

 

Toda essa preocupação com cor, tamanho e acabamentos será em vão se você não contratar uma mão de obra qualificada para instalar. Não é qualquer profissional que assenta e rejunta pisos com perfeição.

Se você contratar profissional mediano, pode se surpreender no final com seu revestimento desnivelado, torto e com os espaços demais entre as peças. Substituir um piso mal instalado implica na perda de todo o material, ou quase.

Usar argamassa para pisos já reduz possíveis problemas no futuro e também existem ainda várias técnicas de rejunte. Fique de olho!

Outro detalhe muito importante é sempre comprar a mais! Na hora da compra pode até parecer que isso encarece, mas a longo prazo você verá que não. Cedo ou tarde você precisará trocar alguma placa e se não estocar algumas do mesmo lote original, corre o risco de não encontrar mais ou encontrar outro lote com alguma variação de cor.

 

Hora da limpeza

 

Para preservar o porcelanato, é importante fugir dos abrasivos. Mesmo para limpezas mais pesadas, é importante evitar tanto produtos quanto instrumentos abrasivos para que seu piso não fique opaco. Não deixe de conferir as dicas sobre isso neste artigo.

Em geral o porcelanato é fácil de limpar, um pano macio e úmido com água e detergente neutro já dão conta no dia-a-dia. A escolha da cor do piso ajuda também: os de cor clara evidenciam tudo, até um mísero fio de cabelo!

Se você quer mais praticidade ainda na limpeza diária, porcelanatos em cores médias ajudam a disfarçar a sujeira mais leve e você não vai precisar limpar todos os dias.

Já para limpar aquela mancha mais cruel, hoje existem produtos específicos para porcelanatos para você não correr o risco de estragar seu piso. Assim é mais certo que seu piso fique limpo e com brilho por mais tempo.

 

Gostou do porcelanato? As opções e vantagens são infinitas! Que tal então juntar essa praticidade e beleza na sua nova casa?

You Might Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *