jardim-na-sala-1

Programa do projeto arquitetônico

Já ouviu falar em “briefing”? Usada para projetos de artes visuais como ilustrações, design gráfico ou campanhas publicitárias, é o nome dado à descrição que o cliente faz das suas necessidades. Como, por que e para que ele quer aquele projeto. Quanto melhor for o briefing, mais assertivo e rápido será o resultado.

Para projetos de arquitetura o nome disso é “programa do projeto arquitetônico”. Infelizmente é muitíssimo comum que o programa se resuma a um dado número de ambientes, quantas suites, quantos carros na garagem e vamos parando por aí.

Tsc tsc… um programa para uma casa é MUITO mais do que isso! Como é o dia a dia da família? Como eles gostam de usar a casa? Tanto em grupo quanto individualmente… gostam de comer assistindo a TV? De usar a piscina à noite no verão? De reunir os amigos na varanda?

Infelizmente o programa é em geral tão pouco explorado, que as pessoas nem sequer ousam imaginar como REALMENTE gostariam de morar, e aceitam um projeto limitado a padrões pré-estabelecidos.

Meus pais, por exemplo, adoram tomar café da manhã na varanda: pronto! Fiz a varanda literalmente colada na cozinha, e ela é mais usada para refeições cotidianas que a própria copa! Parece luxúria almoçar na varanda em dias de semana? Pense bem… se tem varanda e pode almoçar em casa, por que não fazer o ato de “morar” mais gostoso?

Por outro lado, tive um vizinho, um senhor que morava sozinho, e literalmente extinguiu a cozinha! Ué… não usava… aproveitou melhor o espaço e deixou um frigobar na sala.

Pense bem: o que é que tem? Afinal de contas, a casa é SUA!

Faça um exercício, tanto você individualmente quanto em grupo com quem vai morar com você. Tente identificar aquelas coisas que você adoraria poder fazer, mas sua morada não permite, ou que faria mais ou melhor se ela facilitasse.

Aproveite que seu projeto ainda está no papel: dentro dos limites do terreno, do seu bolso e da legislação, você pode morar como quiser!

You Might Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>