quadros-decorativos

Quadros decorativos que contam histórias: idéias econômicas e lindas para sua casa

Que hora boa… acabou a obra, a mudança, já tirou tudo das caixas e organizou a casa nova. Mas a casa é maior e ficaram alguns vazios nas paredes… e no bolso? Tudo bem! Veja como é fácil montar seus quadros decorativos sem gastar nada, ou quase, e ainda deixar suas paredes com a sua cara!

 

Molduras

 

Não precisa levar suas imagens para lojas de molduras e encomendar serviços caros. Em lojas de móveis e decoração, home centers, lojas de impressão de fotos e até em muitas lojinhas do tipo 1,99 você encontra molduras prontas e com vidros por preços muitíssimo mais baixos.

Lembre-se de que também servem todos os tipos de porta-retratos! É só tirar o apoio de trás e colocar um ganchinho ou faça dois furinhos e passe um arame (que você já deve ter em casa, como clips ou restos de fios elétricos – é só desencapar!) .

quadros-ganchinho

quadros-araminho

A desvantagem, é claro, é que elas já estão em tamanhos padrão e geralmente só há brancas ou pretas. Mas quem se importa? O que vai aparecer mesmo é a imagem que você vai emoldurar. Então se gosta de cores, capriche na escolha!

 

Antes de comprar, olhe a sua volta!

 

Talvez você já tenha uma moldura e nem percebeu: algum porta-retratos que você ganhou e nunca montou? Um quadro que desbotou e ficou guardado? Algum espelho que envelheceu e você separou para jogar fora?

Isso mesmo! Espelhos nada mais são do que vidros emoldurados e pintados por trás com nitrato de prata para espelhar. Remova o nitrato com um simples removedor, vendido até em supermercados, com espátula de plástico para não riscar e respeitando as recomendações de segurança, claro. Depois lave com detergente de louça mesmo e pronto! Seu espelho velho se transformou em moldura de quadro decorativo!

 

Imagens!

 

Agora que você já tem as molduras, vamos à parte mais gostosa e colorida: as imagens!! Seguem algumas idéias. Todas estas fotos são de quadros que estão de fato decorando a minha própria casa. Para você ver como dá sim para decorar suas paredes assim, e todos que visitam adoram! Vamos lá…

 

Crianças

 

Quem tem criança em casa sabe como é no final do ano: a escola manda toneladas de cadernos, blocos e folhas soltas de trabalhinhos artísticos. Uma vez estava jogando fora algumas apostilas. Ao ver estas figurinhas sorridentes que me transmitiam tanto alto-astral, recortei e… olha como ficou:

quadros-criancas

 

Aposto que você acha que estão no quarto deles. Nada! Na sala mesmo, e fazem o maior sucesso!

 

Viagens

 

Se você é como eu, não resiste a visitar artistas em suas viagens de férias. Como o dinheiro nunca está sobrando, compro sempre pequenas obras. Esta é uma simples foto 10 x 15 comum. É da Patricia Sada, de Paraty. Ela fotografava os muros velhos e fazia desenhos sobre as fotos com nanquim. Eu tinha este porta-retrato que tinha ganhado de presente e achava super cafona… mas com este desenho não é que compôs bem bacana?

quadros-patriciasada

Esta foto tem mais três companheiras e montei um conjunto de quatro quadros do mesmo tamanho numa parede. Ficou super bonito e não custou quase nada.

quadros-chiapas

 

Postais

 

Talvez você já tenha guardados no fundo de alguma gaveta cartões postais, ou de aniversário mesmo, que você guardou por achar superbonitos. Que tal então expôr pra todo mundo poder ver também? Vale montar vários quadrinhos e compor um conjunto, ou até mesmo usar um desses porta-retratos para várias fotos e montar a composição nele.

Alguns sebos e feirinhas de antiguidades também costumam vender postais antigos super baratos. Vale a pena explorar!

quadros-postais

 

 

Livros

 

Se você convive com crianças vai saber do que estou falando: os livros infantis são verdadeiras galerias de arte, recheados fartamente de imagens das mais coloridas e poéticas. Se os seus cresceram, explore as possibilidades das ilustrações dos livros mais velhos. Também em senos você encontrará uma enorme variedade a preços quase simbólicos.

quadros-livrosinfantis

 

Autorais

 

Agora, se você se arrisca a fazer um pouco de arte quando a agenda permite, explore sua criatividade!! Este aqui fui eu que fiz. A figura é uma composição tradicional de ladrilhos hidráulicos. É uma colagem de pedacinhos de papel de páginas de revistas, dessas que são distribuídas gratuitamente por livrarias e linhas aéreas, e alguns catálogos, também grátis. E não é que ficou bonitinho?

Eu pretendi fazer uma série de três ou quatro, mas o tempo nunca apareceu para fazer os irmãos deste…

quadros-autorais

 

Isso vale também se você faz desenhos, pinta, borda, faz crochê… explore seu potencial!

 

Outros materiais

 

Nem toda a decoração da parede precisa estar emoldurada. Bonequinhos, pratos, cobres… muitos objetos têm um enorme potencial decorativo e pode ser pendurado da parede. Analise seus bibelôs sob esse prisma!

Eu penduro algumas cerâmicas que sobraram de obras antigas. Veja estas:

 

quadros-ceramicas

Para pendurar, faço uma alcinha com fio elétrico desencapado, que não enferruja, porque estão na área externa da casa. O fio fica preso à cerâmica com durepox.

quadros-alcinha

 

Projeto

 

Para finalizar, fiz um projetinho especial para este artigo. Demorei 15 minutos e não gastei NADA.

Usei a ilustração da propaganda de um livro infantil na revista grátis deste mês de uma livraria que gosto muito. Para emoldurar usei um porta-retratos que ganhei faz tempo e estava servindo de casa para uma aranha. Como o desenho é menor, colei sobre um papel branco e desenhei um pequeno contorno a mão livre com caneta Bic mesmo. Voilá!

quadros-projeto1

quadros-projeto2

quadros-projeto3

quadros-projeto4

 

Viu como é simples, fácil e barato? Alegrar suas paredes com quadros decorativos que são a sua cara não custa quase nada! Agora que você não tem mais desculpas, mãos à obra!

Se puder compartilhar seus resultados comigo e os demais leitores será bom demais!!

 

veja também

moldura-pronta-para-quadrosPara você ter uma idéia de tamanhos, cores e preços de molduras prontas, veja aqui alguns modelos disponíveis no mercado.

 

 

 

livro-organizando-espacosApesar do nome passar a impressão de tratar apenas de organização, o livro Organizando Espaços é um pequeno tesouro para quem quer entrar para o universo do design interior de forma bem fácil e prática. Uma visão panorâmica da casa, analisa desde uso de cores, passando por instalações elétricas até noções de feng-shui!

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>