piscina

Qual tipo de piscina escolher?

Verão se aproximando, calorzinho chegando… nada melhor que uma piscina para se refrescar e se divertir com os amigos e a família!

Em tempos de racionamento de água parece até pecado a gente falar de piscina, mas não é assim não! As piscinas reciclam a água, que não é trocada mas apenas tratada. Se for mantida coberta sempre que não estiver em uso, perderá pouquíssima água por evaporação.

Se a ideia de ter uma piscina está rondando sua cabeça mas você tem dúvidas sobre qual tipo é melhor pra você, veja a seguir alguns critérios mais decisivos para te ajudar a comparar e decidir de forma sábia.

 

Tipos de piscina

 

No Brasil são 3 tipos mais comuns de piscina:

 

  • Fibra de vidro: é a mais comum, você compra pronta, no formato que preferir e a obra é só para a instalação. Não deixe de ver alguns cuidados antes de escolher NESTE ARTIGO.
  • Alvenaria com pastilhas ou azulejos: são construídas do zero. A obra demora mais porque é tudo construído e depois revestido com azulejos.
  • Alvenaria com vinil: o início segue o mesmo princípio da anterior, porém ela é revestida com uma manta vinílica, cuja aplicação é bem mais rápida. Tem outros prós e contras que veremos a seguir.

 

Tempos de obra

 

Sem dúvida a piscina de fibra de vidro é a que fica pronta em menos tempo, pois você só vai precisar de obra para escavar e preparar o local onde irá colocar a sua piscina e os arremates do entorno. Uma obra bem gerenciada demora em torno de 15 dias.

Um dos transtornos da piscina de fibra é o transporte. Como ela é inteira, você precisa de um frete específico com uma carreta para carrega-la e deve se certificar que terá espaço para ela chegar até seu jardim.

Piscina de fibra antes da instalação.
Piscina de fibra antes da instalação.

Mas se você quer uma piscina personalizada, do tamanho, cor e formato que você imaginar, as piscinas de alvenaria cumprem esses requisitos. Com um porém: um tempo maior de obra.

O tempo total para a construção de uma piscina média de alvenaria fica em torno de 40 dias. Primeiro é preciso preparar e escavar o terreno, depois levantar a estrutura e por fim revestir com o material impermeabilizante: azulejos, pastilhas ou o vinil.

Instalação do vinil.
Instalação do vinil.

 

Estrutura das piscinas de alvenaria

 

Existe uma diferença na estrutura dependendo se você quer revestir com azulejos e assemelhados ou com vinil.

  • Estrutura da piscina com azulejos ou pastilhas: concreto, fôrmas e aço, além do material de revestimento.
  • Estrutura da piscina de vinil: colunas de concreto, canaletas, malha de ferro e paredes construídas com blocos. O vinil é o material que vai revestir.

Para revestir a piscina em vinil se usa o que é chamado de liner: uma tela aplicada sobre as paredes e fundo. Ele tem uma certa elasticidade e é feito sob medida para a sua piscina. E para se encaixar e ficar bem liso, é importante que o acabamento de alvenaria seja bem feito.

 

Manutenção

 

Piscinas de fibra: com a constante exposição ao sol, a fibra vai desbotando e perdendo a cor ao longo dos anos. Por outro lado, são facílimas de manter limpas, por serem bem lisas.

Alvenaria com azulejos: não tem o problema de desbotar, porém existe o risco de rachar e por isso surgir fuga de água. Além disso, são mais chatinhas para limpar e há a probabilidade de surgirem fungos ou algas nos rejuntes.

Vinil: essas não têm muitos contras em relação a rachaduras e limpeza. De longe são as mais fáceis de limpar. O único problema que pode ocorrer com o tempo é desbotar a cor.

piscina-azulejo

 

Custos

 

A piscina de fibra é barata por já vir pronta e ter uma instalação menos trabalhosa. Já as de alvenaria têm um custo mais elevado. A de vinil é um pouco mais cara que a de azulejos, porém pode compensar em custo-benefício, pois a tendência é que o vinil demande muito menos manutenção.

 

Não preocupe sua consciência ecológica se estiver com vontade de ter uma piscina. Se mantiver bem cuidada, você não precisará trocar a água nunca (nunca mesmo!).

Hoje existem piscinas para todos os gostos e bolsos. Sem peso na consciência nem no bolso, aproveite que o calor está chegando e invista numa piscina para se refrescar, relaxar e se divertir com sua família e amigos, neste e nos próximos verões!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>