piscina-de-fibra

Sua piscina de fibra em 10 passos

No calor, nada mais refrescante que relaxar numa piscina em casa, não é mesmo? Entre os diversos tipos de piscinas, a de fibra é a mais rápida de ser construída e, na maioria das situações, a opção mais barata.

Ainda assim, a instalação da piscina de fibra requer profissionais especializados e cuidado para não estragar seu verão com problemas como deslocamento da piscina no terreno e possíveis vazamentos.

Veja como se faz passo a passo a sua construção:

 

Passo ZERO

 

Zero?? Isso mesmo! Antes de MAIS NADA:

As piscinas de fibra vêm prontas, não são montadas no local, portanto antes de mais nada você deve se perguntar se ela entra no seu jardim!!

É claro! Ela será içada até o local onde será instalada, e para isso:

  • ou você ainda não começou a construir sua casa e irá programar a hora certa de levar a piscina até o jardim, antes da casa obstruir esse caminho,
  • ou …
    • a piscina ficará no jardim da frente,
    • o terreno é enorme e o guindaste entra tranquilo,
    • o terreno ao lado ou atrás está vazio e permite o acesso por cima do muro
    • ou…?

Eu sei que parece óbvio, mas acredite: a gente vê de tudo no mundo da construção!

 

Passo 1 – Escolhendo a empresa

 

Procure uma empresa que venda e instale piscinas de fibra com boas indicações. Instalar uma piscina de fibra requer conhecimentos para se obter resultados seguros e duradouros.

Ao comparar orçamentos de empresas experientes, alem do preço, observe:

 

  • A disponibilidade de entrega do modelo que voce quer: prazos
  • O frete: quanto custa entregar sua piscina
  • Formas de pagamento: pelo menos a ultima parcela deve ser condicionada à entrega da piscina ou conclusão dos serviços.

 

Passo 2 . Escolhendo sua piscina de fibra

 

Você encontrará diversos modelos e tamanhos já prontos. Ainda é possível encontrar lojas que fazem sua piscina de fibra sob encomenda, na forma e tamanho que você desejar, mas esticando seus prazos, claro.

 

Tamanho

 

Primeiro confira se tem por onde levar a piscina até o local (ops… já tinha avisado?)

Entender suas limitações de espaço é fundamental para não se iludir. Leve em consideração pelo menos:

 

  • A depender da legislação que contempla seu terreno, podem haver recuos e afastamentos obrigatórios, que são faixas do seu terreno nas quais não se pode construir (Sim; a piscina é considerada área construída).
  • Alem da legislação municipal, se você mora em condomínio, confira o regulamento interno para evitar dores de cabeça depois da obra contratada.
  • Lembre-se que a piscina precisa de equipamentos para filtrar e recircular a água e deve ser reservado um espaço para eles. Mais ainda se você pretende aquecer sua piscina.
  • Deixe espaços livres em volta da piscina. Mesmo que ela fique quase encostada no muro, deixe espaço em volta para circulação e esqueça de deixar uma área com piso, seja deck de madeira ou não, para tomar sol, sentar para conversar ou as crianças brincarem.

 

Formas

 

Entre as piscinas prontas, você vai encontrar os mais variados modelos. Dos mais geométricos em formas retangulares e quadradas até os com formas redondas, ovais ou mais orgânicas.

A forma a escolher vai depender mais do gosto, do uso e do paisagismo pretendido. Para nadar mesmo ou jogar biribol, melhor piscinas retangulares. Para um ambiente mais oriental, prefira as redondas. Para um jardim mais natural, aposte nas orgânicas.

 

Escada

 

Há piscinas que já vem com os degraus compondo a própria forma da piscina. Estas são ótimas para crianças pequenas, que podem ficar brincando no degrau que melhor se acomoda ao seu tamanho.

Além disso, não deixa de ser uma economia, pois você não precisará comprar uma escada de alumínio.

Por outro lado, esse tipo de escada “rouba” bastante espaço da piscina. Se seu espaço estiver apertado, use a escada de alumínio e aproveite 100% da área da piscina.

 

Passo 3 – Escolher o local

 

As bordas da piscina devem ficar mais altas que o terreno em seu entorno. Apenas o suficiente para fazer a água que cair junto à borda se afastar da piscina, de preferência para um ralo coletor. Analise as inclinações do seu terreno.

Também fique de olho no sol. Escolha um local com uma incidência solar agradável: com sombra e sol na mesma medida para poder aproveitar da melhor forma seus dias na piscina.

 

Passo 4 – Preparação do terreno e marcações

 

Geralmente a empresa que vende a piscina de fibra também faz a instalação, ou indica quem faz. Certifique-se de que tenha experiência com esse tipo de piscina, pois sua instalação é diferente das demais.

A preparação do terreno consiste em livrar-se do gramado, laje ou qualquer outro elemento que esteja ocupando o local onde você deseja instalar sua piscina de fibra.

Com o terreno limpo, a equipe irá marcar (desenhar mesmo) na terra o formato da piscina com uns 30cm a mais nas bordas.

 

Passo 5 – Escavação

 

Se o local tiver acesso viável, a empresa poderá usar uma mini-escavadeira, aqueles tratores com braço mecânico, que acelera o processo.

Mas se o acesso for estreito, será na pá manual mesmo e a terra toda sairá de carriola. Prepare-se reservando um trajeto para entrada e saída de carriolas deixando rastros de terra pelo caminho por alguns dias. Recomendo forrar com bastante papelão.

 

Passo 6 – Base

 

Será feita uma base de concreto bem liso, de aproximadamente 10 cm de espessura, para receber a piscina e evitar que se danifique com o tempo.

Faça questão de que fique bem nivelada para evitar que o fundo da sua piscina de fibra fique com aquela sensação de ondulação quando você caminhar nela.

piscina-fibra-icada

 

Passo 7 – Posicionamento

 

É então que chega a piscina. A piscina de fibra é colocada sobre a base. Nesta etapa é importante colocar uma certa altura de água dentro: seu peso “moldará” a piscina à base, evitando a entrada de sujeira entre o fundo da piscina e a base de concreto.

 

Passo 8 – Instalações

 

Nessa etapa serão montadas as tubulações de entrada e saída de água na piscina, skimer, água quente etc. São as chamadas instalações hidráulicas. Se sua piscina for ter iluminação interna, também é agora que são montadas essas instalações.

 

Passo 9 – Preenchimento

 

O espaço entre as bordas da piscina e as bordas do buraco escavado será preenchido em seguida. Isso se faz com uma mistura seca de areia e cimento que vai sendo colocada a medida em que vai se enchendo a piscina de água.

É importante ir colocando a mistura seca e a água na piscina aos poucos, uma acompanhando a outra. Esse procedimento evita forçar as paredes da piscina e deformá-las, assim como garante o total preenchimento do espaço.

 

Passo 10 – Contrapiso

 

Depois de estar com a piscina preparada, é hora de fazer o contrapiso em volta, que irá receber o piso das bordas da sua piscina.

Neste momento o terreno é planado em volta e são terminadas as instalações hidraulicas.

 

Casa de máquinas

 

O mais próximo possível à piscina deve ser construída a casa de máquinas, onde funcionarão as bombas e filtros. Algumas recomendações:

 

  • Proteja bem da chuva e do sol, para que seus equipamentos durem mais.
  • Ao definir a porta de acesso, lembre-se que cedo ou tarde equipamentos e filtros serão trocados: eles devem passar pela porta, junto com as pessoas que estiverem carregando aquele peso!
  • Deixe uma altura decente, pense na cabeça e nas costas de quem for fazer a manutenção da sua piscina.
  • Um pouco mais de epaço e poderá guardar ali os equipamentos e produtos a serem usados nos cuidados cotidianos da sua piscina.
  • O acesso deve ser “trancável”: casas de máquinas não são seguras para crianças, garanta que não tenham acesso a ela.
  • O acesso deve ser vazado: deixe o ar circular livremente para o interior, tanto para conservar equipamentos quanto pelos produtos químicos que ficarão ali.

 

Instalar uma piscina de fibra também é uma obra, requer mão de obra especializada e pode dar muita dor de cabeça se não for feita direitinho. Por isso abra mão da pressa e siga os passos certos. Depois será só cuidar e curtir! E então: qual tamanho e forma combinam mais com você?

 

Para aprender mais:

iluminacao-paisagismo  Curso Iluminação de Paisagismo (online)

 

 

 

leitura-projeto  Curso Leitura e Interpretação de Projetos (online)

 

 

 

 

 

You Might Also Like

2 comments

  1. Parabéns! Muito bom o post. Me ajudou bastante, já que estou pensando em colocar uma piscina em casa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>