Como as telhas definem o estilo da casa

O desenho do telhado é tão importante que pode determinar sozinho o estilo da sua casa. Imagine uma casa estilo nórdico, o que veio a sua cabeça? E se eu disser Mediterrâneo? Viu como a forma do telhado é crucial? Pois é… mas talvez você não imagine que as telhas são igualmente determinantes na definição da forma do telhado.

Resumindo: a telha que você escolher determinará o estilo da fachada da sua casa. Simples assim!

O modelo de telha que você vai aplicar na sua casa vai definir a inclinação e a estrutura do seu telhado, o que por si só já determina as formas das fachadas. Além disso, também texturas, cores e transparências serão definidas pelas telhas que forem especificadas. Por isso a definição de qual telha será aplicada já deve ser feita no projeto.

 

Inclinação do telhado e o projeto de arquitetura

 

A escolha da telha e o projeto de cobertura andam de mãos dadas. É fundamental projetar sabendo a inclinação que a telha que você quer pode aceitar.

telhas-leaf

Ou você escolhe a telha conforme o telhado que quer, ou projeta o telhado que aceite a telha que faz questão de ter. Isso porque você não poderá ter um telhado mais (ou menos) íngreme do que a telha permite:

Se inclinar demais, a telha poderá escorregar e sair do lugar ou ter vazamentos devido à alta velocidade da água. Se inclinar de menos, a água poderá retornar por debaixo da telha, causando goteiras. Os fabricantes geralmente indicam as inclinações mínima e máxima que cada telha aceita.

Isso tudo implica no volume e tipo de telhado que você poderá ter.

A inclinação é informada em porcentagem. Esse valor significa quanto deve ser elevado na vertical a cada 1 metro percorrido na horizontal. Assim, quanto menor o valor percentual, menos inclinado seu telhado.

Exemplos de telhas e suas inclinações

 

  • telhas de cerâmica e de concreto: 25% a 40%
  • telhas de chapas onduladas ou trapezoidais (que podem ser de pvc, fibrocimento, alumínio, ecológicas etc): 5% a 10%.
  • cerâmica germânica: aproximadamente 45%
  • telhas asfálticas: inclinação variável, permitido inclinações até maiores que 45%

Para que as telhas aceitem uma inclinação maior do que a indicada, usa-se amarra-las á estrutura, uma a uma.

Além de aumentar muito o custo de mão-se-obra e os prazos, esse procedimento gera um risco. Com o tempo os parafusos podem causar corrosão da telha na região do furo, permitindo que a água passe, gerando goteiras.

 

Tipos de telhas e materiais

 

O mercado oferece uma variedade enorme de modelos de telhas dos mais diversos materiais. Veja alguns tipos:

 

Telhas de cerâmica

São as mais comuns e existem em vários modelos: romana, portuguesa, italiana, americana, colonial etc. Algumas têm a “capa” e a “calha” em peças separadas e outras vêm conjugadas. Veja a diferença nestas figuras:

Telhas-Colonialtelhas-portuguesa

 

Telhas de concreto

Muito parecidas às tradicionais de cerâmica, são mais grossas e pesadas, mas em compensação há várias cores disponíveis, seus encaixes costumam ser mais perfeitos e são muito mais difíceis de quebrar. Os modelos costumam trazer duas capas e duas calhas conjugadas em cada peça.

telhas-cimentotelhas-cimento2

 

 

Telhas de fibrocimento

Material que está sendo retirado do mercado aos poucos por conter amianto, estas telhas têm a desvantagem do péssimo desempenho térmico. Por outro lado são leves e em grandes formatos, o que requer uma estrutura muito mais enxuta, barata e rápida de montar, além delas mesmas serem mais baratas.

Outra vantagem é que aceitam inclinações muito pequenas, ideal para quem quer esconder o telhado atrás de platibandas em estilo mediterrâneo, por exemplo. Os modelos geralmente trazem várias capas e calhas conjugadas na mesma peça, e são sempre fixados à estrutura com parafusos. Repare no telhado abaixo como eles ficam visíveis.

telhas-fibrocimento

telhado-fibrocimento

 

Telhas ecológicas

Quase sempre em formatos parecidos aos das de fibrocimento. Há telhas chamadas ecológicas por usarem fibras naturais como matéria prima e outras por reciclarem resíduos como embalagens tipo longavida ou tubos de creme dental.

Algumas são oferecidas em diversas cores, outras revelam na textura a sua origem, o que pode bem ser explorado esteticamente.

telhas_ecologica-recicla

telhas_ecologica-recicla2

 

Telhas asfálticas

Por serem planas e muito finas, têm desempenho térmico muito ruim e baixa tolerância a irregularidades da estrutura. Por causa disso, exigem isolamento térmico bem eficiente e estrutura em chapas de boa qualidade, ou seja: cara.

telhas-asfalticas

 

Telhas metálicas

 

 

telhas_metalicas2

 

telhas-metalicas1

 

Existem no mercado as telhas metálicas termoacústicas: com excelente desempenho tanto para impedir a entrada do calor quanto do barulho, por exemplo, em chuvas fortes ou de granizo. Na verdade são duas telhas iguais montando um sanduíche cujo recheio é um material isolante. Em geral se usa o poliuretano, a lã de rocha ou o EPS. São mais caras, claro, mas a longo prazo se pagam principalmente pela economia de energia para climatização.

telhas-metalicas-termoacusticas

 

Aqui um exemplo extremo, apenas para ilustrar pra você como a escolha da telha pode possibilitar o desenho que você quer. Ou impossibilitar! Este projeto seria viável com telhas pequenas de concreto? (Iroje KHM Architects).

 

telhas-metalicas-extreme

 

Telhas coloridas e esmaltadas

 

Telha esmaltada quer dizer que a telha foi pintada com tinta esmalte depois de ser fabricada. Existem inúmeras cores no mercado, desde tons escuros até outros bem coloridos. Um dos maiores problemas é o desgaste do esmalte que pode soltar lascas, até mesmo em decorrência de chuva de granizo, e as marcas ficam bem evidentes.

telhas-coloridas

As telhas de concreto coloridas são uma boa opção para telhados coloridos sem medo de lascar. Elas não têm a camada de esmalte. O próprio concreto é pigmentado, então a cor está em todo o material, mesmo por dentro ou no avesso da telha. As cores são mais suaves que as esmaltadas, isso sim.

telhas-concreto-cores

Já se você quiser pintar seu telhado, nem todas as telhas aceitam pintura. Certifique-se com o fabricante se a telha aceita tinta e qual a base que se adere melhor: se água ou outro solvente. Para pintar é importante limpar bem as telhas antes para garantir aderência e durabilidade.

Mesmo com esses cuidados, não recomendo a pintura. Com a única exceção de restauração de telhados que estão muito feios pelo desgaste ou, por exemplo, pintar de branco para melhorar o desempenho térmico.

 

Tipos de telhado

 

Nórdico

É bem íngreme e com vários planos (ou águas), devem ser feitos com telhas mais planas como a de cerâmica estilo nórdico, a de ardósia e asfáltica.

telhas-nordico

De vidro e outros translúcidos

 

Exceto em regiões muito frias, prefira usar em telhados voltados para o Sul e em áreas bem ventiladas da casa, para não transforma-las em fornos. Outro ponto a ser pensado é que a sujeira ficará bem visível para quem está em baixo de um telhado translúcido.

Telhado retrátil

 

Opção bem moderna para áreas, lavanderias e espaços que podem estar ora abertos, ora cobertos. Eles são formados por telhas que são uma espécie de calha de alumínio esmaltado que se encaixam quando o telhado está “fechado” e se recolhem como uma cortina quando o dispositivo é acionado.

Telhado com platibanda

 

Estilo que vem ganhando força nos projetos mais contemporâneos. É o “telhado sem telhado” que parece uma laje, mas na verdade é um telhado normal escondido por um prolongamento da parede da fachada da casa. Você pode usar telhas mais simples para esse tipo de telhado e, obrigatoriamente, aquelas que aceitam pouca inclinação para uma platibanda baixa.

telhas-platibanda

 

Estrutura do telhado e design

 

Na hora de projetar seu telhado e decidir pela telha que quer usar, tenha em mente esta lógica:

  • Quanto mais pesada for a telha, mais forte tem que ser a estrutura
  • Quanto maior a inclinação, mais telhas, portanto mais peso sobre a estrutura
  • Quanto mais peso, mais forte e volumosa será essa estrutura, o que influencia o design do telhado e da casa.

telhas-estrutura

As telhas de fibrocimento e metálicas precisam uma estrutura com menos partes. Isso possibilita um telhado menos espesso e de linhas simples.

Já as telhas de cerâmica e de concreto são mais pesadas. Pelo seu sistema de encaixe, tamanho e peso, elas precisam de várias partes na sua estrutura, que fica mais parruda e o telhado com uma espessura maior.

Quanto mais parruda for a estrutura do telhado, mais espesso e com mais peso visual ele será. Se você procura um telhado mais clean, num estilo mais leve contemporâneo, prefira telhas mais leves, lajes ou esconda seu telhado atrás de uma platibanda.

 

O telhado é a cereja do bolo do projeto de arquitetura. Define volumes, estilo e perspectiva. Se desenho e a escolha das telhas merecem ser valorizados e pensados em conjunto com o estilo da casa para harmonizar tudo com sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *